terça-feira, 1 de maio de 2018

30 anos de Programa Erasmus (1987-2017)



programa Erasmus celebrou durante o ano de 2017 trinta anos de existência, o programa actual sofreu um “upgrade”  e hoje designa-se por Erasmus+ e decorrerá neste “novo” formato entre os anos de 2014 e de 2020. O programa actual é muito mais abrangente que o programa original que tinha como público-alvo os estudantes do ensino superior e posteriormente também os seus professores. Actualmente o programa Erasmus+ abrange áreas como a Educação, a Formação, a Juventude e o Desporto.

O “novo” programa que teve início em 1 Janeiro de 2014 destina-se a apoiar as actividades de Educação, Formação, Juventude e Desporto em todos os sectores da aprendizagem ao longo da vida, incluindo o Ensino Superior, Formação Profissional, Educação de Adultos, Ensino Escolar, Actividades para Jovens e formação no âmbito do Desporto Amador.

O programa original envolveu cerca de 3 milhões de estudantes e 300 mil professores, durante os seus 27 anos de existência e contribuiu de forma muito significativa para o desenvolvimento de novas competências e um conjunto de experiências inesquecíveis por parte de todos aqueles que tiveram oportunidade de participar neste fantástico programa. Teve também um impacto muito elevado no que diz respeito ao significado do que é ser um cidadão europeu, sendo que um estudo da Comissão Europeia sobre o impacto do programa original revelou que 80% dos estudantes em mobilidade diziam sentir-se mais Europeus após participarem no programa Erasmus.

O programa actual quer colocar em mobilidade e apoiar 4 milhões de pessoas em sete anos (2014-2020).

Mirandela está na vanguarda no que diz respeito ao programa Erasmus+ em Portugal e é um dos municípios que está envolvido em mais projectos europeus na área do Desporto, totalizando deste 2014 até hoje seis parcerias estratégicas. Os projectos são variados e abordam múltiplas temáticas, desde a luta contra o doping, a prevenção de lesões, o voluntariado, o incentivo da prática desportiva das raparigas, a implementação de novas metodologias de promoção da actividade desportiva e a gestão de instalações.

Penso que o programa Erasmus+ é uma oportunidade que o nordeste transmontano não deveria desperdiçar pois permite aos transmontanos de todas as idades, mas principalmente aos mais jovens, a possibilidade de desenvolverem um conjunto de “soft skills” que são úteis no mercado global de trabalho em que se vão ter que se inserir no futuro. O programa tal como no passado abre horizontes, permite a troca de experiências e reforça e de que maneira o sentimento de pertença à Europa, à União Europeia e ao melhor continente que existe para se poder viver e trabalhar.

Este programa que celebra em 2017 o seu 30º aniversário, é sem sombra de dúvidas o programa europeu de mais sucesso e uma das grandes vitórias alcançadas pela União Europeia.

Saudações Desportivas
Paulo Jorge Araújo


Nota - Artigo publicado originalmente em Revista Raízes

Sem comentários: