sábado, 17 de fevereiro de 2018

FIFA 2.0: A Visão para o Futuro


Recentemente tive a possibilidade de estar presente, pela primeira vez, na sede da FIFA na bela cidade de Zurique, na Suíça.

No seguimento das minhas participações, enquanto conferencista, nos Congressos “Football Talks” no Estoril e no “World Football Summit” em Madrid, durante o ano de 2017, que comecei a acompanhar com bastante interesse a “revolução” instituída na FIFA pelo seu “novo” Presidente o Sr. Gianni Infantino e pela primeira mulher nomeada para ser a Secretaria-Geral da FIFA, a Sra. Fatma Samoura.

Sim, eles lideram uma “revolução silenciosa” na FIFA, restruturando internamente esta organização que governa o futebol mundial.

O Sr. Gianni Infantino foi eleito Presidente da FIFA a 26 de fevereiro de 2016, depois de ter ocupado o cargo de Secretário-Geral da UEFA durante vários anos.
No dia 13 de outubro de 2016 o Sr. Gianni Infantino lançou um documento chamado “FIFA 2.0: A Visão para o Futuro” que é nada mais, nada menos, que um documento orientador onde consta a visão para o futuro do futebol mundial, neste documento constam um conjunto de ideias cujo objetivo principal é o de construir uma “nova” FIFA e fazer crescer o futebol em todo mundo.

A FIFA é a organização que governa o futebol mundial desde 21 de maio de 1904 e logicamente como todas as organizações desportivas já passou por momentos bons, menos bons e maus. Não me vou alargar quanto aos escândalos de corrupção que recentemente afetaram este organismo e denegriram a sua imagem publica, mas uma coisa é certa, a justiça irá punir os infratores, sendo que a justiça desportiva já puniu alguns deles afastando-os do “mundo do futebol”.

Uma das primeiras medidas tomadas pelo “novo” Presidente da FIFA foi a de separar a parte administrativa e comercial da FIFA do futebol propriamente dito, a FIFA possui agora dois grandes departamentos, um administrativo e um desportivo. Estes departamentos têm quatro divisões cada um, no caso do departamento responsável pelo futebol as divisões são: técnica, federações nacionais, futebol feminino e competições.

A “nova” FIFA (a FIFA 2.0) tem objetivos tangíveis e mensuráveis que devem ser atingidos até ao apito inicial do Mundial de 2026. O primeiro objetivo é ter mais de 60% da população mundial a participar e a estar envolvida no futebol, o segundo objetivo é fazer um investimento de 4 biliões de dólares no desenvolvimento do futebol, o terceiro objetivo é dobrar o número de futebolistas femininos atingindo os 60 milhões de jogadoras de futebol feminino e o quarto objetivo é otimizar as operações internas e externas, aumentar as receitas e a eficiência financeira.

Posto isto, resta-me dizer-vos que a esta “nova” FIFA está num processo de alteração da sua cultura organizacional, tem objetivos claros e ambiciosos para o futuro e finalmente está entregue aos líderes certos para, após 113 anos de existência, se tornar a organização desportiva modelo de todas as outras que integram o desporto mundial.


Saudações Desportivas

Paulo Jorge Araújo

Originalmente publicado in Jornal Nordeste a 13/02/2018
Link: Artigo Original in Jornal Nordeste

Sem comentários: