sexta-feira, 13 de março de 2009

Novas tecnologias no futebol


As coisas vão mal no futebol português e como vão mal, porque são mal geridas…vamos falar do que é importante ...a arbitragem…porque o problema são os árbitros…e não os dirigentes, os atletas, os treinadores, a estatégia e a gestão.

Perdem 6-0 em selecções, levam aos 5 e 7 nas competições internacionais e o problema continua a ser dos árbitros. (Isto só pode ser uma anedota).

Depois como solução para o “problema desportivo”, vem a “genial ideia” de importar as novas tecnologias…vindas das ligas americanas ( NBA, NCAA, NHL e NFL).

Os “inteligentes dos tugas”, ainda não perceberam se a Uefa ainda não introduziu as novas tecnologias é porque o “modelo europeu de desporto” não o facilita, contrariamente ao “modelo americano”.

Eu sou a favor das novas tecnologias como meio auxiliar dos árbitros…mas consigo perceber que com este "modelo competitivo" é quase impossível de implementar estas tecnologias.

Por exemplo:

Na Champions, num Europeu ou Mundial de Futebol é possível…
Mas vejamos o caso da Taça de Portugal…num jogo Sporting vs Benfica, não deve haver problema. Mas se o Sporting for jogar com o Sertanense em casa do mesmo, será que existe possibilidade de utilizar as novas tecnologias??
Possivelmente não!

As pessoas que defendem cegamente esta ideia não conhecem na realidade o desporto.

Nos Estados Unidos funciona porque os campeonatos são fechados…as equipas da NBA só jogam com as da NBA…as da NCAA com as da NCAA…e não com as da ABA ou CBA.

Na Europa principalmente nas Taças Nacionais todos podem jogar contra todos…
A meu ver a tecnologia ao serviço dos árbitros apenas pode ser usada em Ligas e não pode ser aplicada a todo o futebol.

Sem comentários: