Falar da “guerra-fria” é falar de uma guerra silenciosa, mas que faz muito barulho, que toda a gente sabe que existe, mas que se evita expor…porque é secreta…apesar de toda a gente a ver diariamente, todos os dias e até por vezes 7 dias por semana, quase ninguém a conhece…
No desporto essa guerra-fria existe…e cada vez mais ela é evidente pois os dois blocos estão cada vez mais a destacar-se….sendo estes dois blocos as duas maiores marcas desportivas da actualidade.
Existem múltiplas marcas desportivas mas duas destas são verdadeiras super-potências…economicamente poderosas e apetrechadas com o melhor "armamento" do mundo (sub entenda-se atletas, clubes, federações e ligas mundiais).
Pois é as duas super-potências crescem cada vez mais economicamente e isso faz com que a corrida ao armamento (atletas, clubes, ligas e federações mundiais) esteja mais feroz do que nunca.
Quem detiver os direitos legais sobre os melhores atletas, melhores clubes, ligas e federações vai estar na frente no que diz respeito a venda de material desportivo.
Antigamente na "velha guerra-fria" a ideia era aniquilar pessoas, actualmente na "nova guerra-fria" a ideia é vender o mais possível ás pessoas e a um maior número de pessoas/clientes.
Será que é por acaso que 70 ou 80% dos clubes mais representativos de determinadas ligas são patrocinados por estas duas marcas desportivas? Na minha humilde opinião ..é claro que NÃO!!
Vamos então ver exemplos práticos?!
Portugal: FPF – Nike, Liga - Adidas, SLB – Adidas, FCP – Nike.
Espanha: RFEF – Adidas,Liga - Nike, BFC – Nike, RMFC – Adidas.
Inglaterra: FA – Umbro, Liga - Nike, MUFC – Nike, AFC – Nike, CFC – Adiadas, LFC – Adidas
Itália: FIGC – Puma, Liga - Nike, Inter – Nike, ACM – Adidas, JFC – Nike
Alemanha: DFB – Adidas, Liga -Nike, FCB – Adidas, BVB – Nike, SV WB - Kappa
Holanda: KNVB – Nike,Liga - Nike, PSV – Nike, AJAX – Adidas
França: FFF – Adidas, Liga - Adidas, OL – Umbro, OM – Adidas, PSG – Nike, ASM – Puma
Brasil: CBF – Nike
Usa: USS – Nike, Liga – Adidas, LAG – Adidas,
A conclusão parece óbvia, a grande maioria dos Clubes e Federações são Patrocinadas pela NIKE e pela ADIDAS…existem alguns clubes, ligas e federações que fogem a esta “regra” mas é uma minoria no mundo.
O problema torna-se ainda maior quando quem decide contratar ou convocar jogadores para os clubes e as selecções deixam de ser os treinadores e passam a ser as Marcas a fazer essas decisões….veja-se o caso da CBF no Brasil, do Real Madrid do David Beckahm e recentemente dos LA Galaxy.
Coincidência ou não, as marcas estão lá e aparentam ter peso nas decisões que deviam ser desportivas.
Parece obvio que quem paga biliões tem direito a exigir qualquer coisa…
No desporto essa guerra-fria existe…e cada vez mais ela é evidente pois os dois blocos estão cada vez mais a destacar-se….sendo estes dois blocos as duas maiores marcas desportivas da actualidade.
Existem múltiplas marcas desportivas mas duas destas são verdadeiras super-potências…economicamente poderosas e apetrechadas com o melhor "armamento" do mundo (sub entenda-se atletas, clubes, federações e ligas mundiais).
Pois é as duas super-potências crescem cada vez mais economicamente e isso faz com que a corrida ao armamento (atletas, clubes, ligas e federações mundiais) esteja mais feroz do que nunca.
Quem detiver os direitos legais sobre os melhores atletas, melhores clubes, ligas e federações vai estar na frente no que diz respeito a venda de material desportivo.
Antigamente na "velha guerra-fria" a ideia era aniquilar pessoas, actualmente na "nova guerra-fria" a ideia é vender o mais possível ás pessoas e a um maior número de pessoas/clientes.
Será que é por acaso que 70 ou 80% dos clubes mais representativos de determinadas ligas são patrocinados por estas duas marcas desportivas? Na minha humilde opinião ..é claro que NÃO!!
Vamos então ver exemplos práticos?!
Portugal: FPF – Nike, Liga - Adidas, SLB – Adidas, FCP – Nike.
Espanha: RFEF – Adidas,Liga - Nike, BFC – Nike, RMFC – Adidas.
Inglaterra: FA – Umbro, Liga - Nike, MUFC – Nike, AFC – Nike, CFC – Adiadas, LFC – Adidas
Itália: FIGC – Puma, Liga - Nike, Inter – Nike, ACM – Adidas, JFC – Nike
Alemanha: DFB – Adidas, Liga -Nike, FCB – Adidas, BVB – Nike, SV WB - Kappa
Holanda: KNVB – Nike,Liga - Nike, PSV – Nike, AJAX – Adidas
França: FFF – Adidas, Liga - Adidas, OL – Umbro, OM – Adidas, PSG – Nike, ASM – Puma
Brasil: CBF – Nike
Usa: USS – Nike, Liga – Adidas, LAG – Adidas,
A conclusão parece óbvia, a grande maioria dos Clubes e Federações são Patrocinadas pela NIKE e pela ADIDAS…existem alguns clubes, ligas e federações que fogem a esta “regra” mas é uma minoria no mundo.
O problema torna-se ainda maior quando quem decide contratar ou convocar jogadores para os clubes e as selecções deixam de ser os treinadores e passam a ser as Marcas a fazer essas decisões….veja-se o caso da CBF no Brasil, do Real Madrid do David Beckahm e recentemente dos LA Galaxy.
Coincidência ou não, as marcas estão lá e aparentam ter peso nas decisões que deviam ser desportivas.
Parece obvio que quem paga biliões tem direito a exigir qualquer coisa…
1 comentário:
mas isto é obvio..professor Paulo Pardal....
Enviar um comentário