sexta-feira, 16 de março de 2007

Dois Blocos..um Mundo...a "Guerra-Fria" voltou!?




Falar da “guerra-fria” é falar de uma guerra silenciosa, mas que faz muito barulho, que toda a gente sabe que existe, mas que se evita expor…porque é secreta…apesar de toda a gente a ver diariamente, todos os dias e até por vezes 7 dias por semana, quase ninguém a conhece…

No desporto essa guerra-fria existe…e cada vez mais ela é evidente pois os dois blocos estão cada vez mais a destacar-se….sendo estes dois blocos as duas maiores marcas desportivas da actualidade.

Existem múltiplas marcas desportivas mas duas destas são verdadeiras super-potências…economicamente poderosas e apetrechadas com o melhor "armamento" do mundo (sub entenda-se atletas, clubes, federações e ligas mundiais).

Pois é as duas super-potências crescem cada vez mais economicamente e isso faz com que a corrida ao armamento (atletas, clubes, ligas e federações mundiais) esteja mais feroz do que nunca.

Quem detiver os direitos legais sobre os melhores atletas, melhores clubes, ligas e federações vai estar na frente no que diz respeito a venda de material desportivo.

Antigamente na "velha guerra-fria" a ideia era aniquilar pessoas, actualmente na "nova guerra-fria" a ideia é vender o mais possível ás pessoas e a um maior número de pessoas/clientes.

Será que é por acaso que 70 ou 80% dos clubes mais representativos de determinadas ligas são patrocinados por estas duas marcas desportivas? Na minha humilde opinião ..é claro que NÃO!!

Vamos então ver exemplos práticos?!

Portugal: FPF – Nike, Liga - Adidas, SLB – Adidas, FCP – Nike.

Espanha: RFEF – Adidas,Liga - Nike, BFC – Nike, RMFC – Adidas.

Inglaterra: FA – Umbro, Liga - Nike, MUFC – Nike, AFC – Nike, CFC – Adiadas, LFC – Adidas

Itália: FIGC – Puma, Liga - Nike, Inter – Nike, ACM – Adidas, JFC – Nike

Alemanha: DFB – Adidas, Liga -Nike, FCB – Adidas, BVB – Nike, SV WB - Kappa

Holanda: KNVB – Nike,Liga - Nike, PSV – Nike, AJAX – Adidas

França: FFF – Adidas, Liga - Adidas, OL – Umbro, OM – Adidas, PSG – Nike, ASM – Puma

Brasil: CBF – Nike

Usa: USS – Nike, Liga – Adidas, LAG – Adidas,

A conclusão parece óbvia, a grande maioria dos Clubes e Federações são Patrocinadas pela NIKE e pela ADIDAS…existem alguns clubes, ligas e federações que fogem a esta “regra” mas é uma minoria no mundo.

O problema torna-se ainda maior quando quem decide contratar ou convocar jogadores para os clubes e as selecções deixam de ser os treinadores e passam a ser as Marcas a fazer essas decisões….veja-se o caso da CBF no Brasil, do Real Madrid do David Beckahm e recentemente dos LA Galaxy.

Coincidência ou não, as marcas estão lá e aparentam ter peso nas decisões que deviam ser desportivas.
Parece obvio que quem paga biliões tem direito a exigir qualquer coisa…


1 comentário:

Anónimo disse...

mas isto é obvio..professor Paulo Pardal....