sábado, 14 de junho de 2008

Os "Valores" da Corrupção Desportiva……..


O “Modelo Europeu de Desporto” tem por base uma estrutura piramidal, onde o acesso a patamares superiores de competição se processa através de um sistema de subidas e descidas de divisão. (No caso do futebol: regional, 3º divisão, 2º divisão, 2º liga, 1º liga, taça uefa, champions league).

Este modelo é propício a que situações de corrupção, a nível dos resultados desportivos, aconteçam, simplesmente porque todos querem subir e ninguém quer descer.

Por isso é que recentemente aconteceu, que nos jogos que decidiam as subidas e as descidas das diversas divisões em Portugal vários foram os que corromperam e foram corrompidos…
Claramente isto só acontece porque os árbitros, os atletas, os treinadores e os dirigentes não têm ética…não tem formação desportiva, não tem "valores" para desempenharem as funções que desempenham…e o próprio "Modelo Europeu" é propício a que se tente corromper a todo custo, para evitar que não se suba ou se desça de divisão.

Mas estas pessoas (os corruptos), não andam no desporto para contribuírem para a valorização do desporto, estas pessoas não sabem que o desporto é uma área nobre e que merece respeito, porque antes de sequer existir Jesus Cristo …já existia o Desporto, curiosamente também existia a corrupção…pois em troca de dinheiro alguns humanos fazem tudo…tal como fez judas.

É triste ouvir dizer o que árbitros e equipes inteiras foram pagas para sofrer golos e calar a boca depois do jogo …

Que valores tem afinal este desporto ….e principalmente estas pessoas, estas instituições que vivem em parte à custa de dinheiros públicos, que fazem manobras para sugar fundos e que gastam aquilo que vai fazer falta ás gerações vindouras.

Por isso é que muita gente “gravita” em redor do fenómeno desportivo, não porque perceba alguma coisa de desporto, ou que queira efectivamente contribuir para o desenvolvimento do desporto, mas simplesmente porque o desporto "gera" de uma forma ou de outra dinheiro e estatuto social….
Muitos gozam do "estatuto de pseudo-heróis"…mas pode ser que um dia venham a "arder na fogueira" tal e qual como acontecia no tempo da inquisição!
Porque hoje, na minha humilde opinião, o desporto substituiu o lugar que a igreja ocupava nos tempos da idade média….um dia a caça ás bruxas vai voltar…se não é que já se iniciou!?!

Sem comentários: