sábado, 4 de agosto de 2007

Jorge Araújo…o “Treinador-Gestor”…um dos maiores cérebros do nosso Desporto.


Cresci a ver e ouvir regularmente o treinador Jorge Araújo, cheguei a assistir “in loco” a jogos das suas equipas em Particular o FC Porto. Isto anos antes de ter conhecimento que Jorge Araújo era um “pensador” do Desporto com uma vasta obra bibliográfica publicada, a qual faço questão de adquirir e consultar sempre que me surge a oportunidade.

Para a maioria dos cidadãos Jorge Araújo é somente um treinador de basquetebol com êxito, mas eu acrescento que Jorge Araújo é muito mais do que isso, é um visionário do fenómeno desportivo.

Já no longínquo ano de 1998, Jorge Araújo referia-se ás limitações no desporto português principalmente no que ao espaço de intervenção dos técnicos.

Jorge Araújo sempre apresentou uma grande frontalidade, sempre que achava necessário dava um “puxão de orelhas” as organizações desportivas, seus lideres e restante sociedade, fazia-o, contribuído desta forma para que os técnicos de desporto conquistassem o seu espaço, visto que muitas vezes os próprios dirigentes desportivos interferem de forma errada junto dos técnicos.

Uma vez saiu em defesa do seu colega de profissão “Mário Silva”, treinador do Seixal que foi despedido por que entregou um documento orientador ao seu presidente, o qual alegou que este se estava a meter um trabalho que era o seu…
Jorge Araújo referiu-se a este incidente como uma situação gravíssima pois é relevante de uma mudança necessária no dirigismo desportivo, reforçando a ideia da formação específica e do profissionalismo como forma de melhorar o desempenho das organizações.

Segundo Araújo, nas organizações Norte Americanas o Treinador não se limita a orientar o treino, o técnico actualmente é aquilo a que os Americanos chamam “TEAM-MANAGER” tendo assim responsabilidades na Gestão do clube.

Uma clara critica as limitações das funções dos técnicos nas organizações desportivas em Portugal, nos EUA os Grandes treinadores da NBA passam a ter cargos como Vice-Presidentes, Operations Managers, etc…algo que é impensável em Portugal…onde os treinadores mais velhos como “Mário Wilson” são subaproveitados pelas organizações…indo directamente para a reforma.

Nos EUA, Jorge Araújo realizou um estágio com os Utah Jazz organização que integra a NBA, achou impressionante o nível de profissionalismo de toda a organização, onde reparou num Sr. de 75 anos chamado Jack Garner cuja função era assistir a todos os treinos da equipa e redigir algumas notas e entrega-las ao treinador. A organização tinha-o contratado como consultor, tentando desta forma aproveitar os seus vastos conhecimentos da modalidade, da qual foi treinador durante muitos anos…..

Já há 10 anos que Jorge Araújo apelava ao profissionalismo nas organizações desportivas Portuguesas, chamava a atenção para a necessidade de Formação especifica para o desempenho de cargos de Dirigismo/gestão. Como exemplo dava os NY Knicks, que contrataram o Presidente dos Jazz para dirigir a sua organização, numa estrutura profissional até os Dirigentes são Transferíveis…

2 comentários:

Anónimo disse...

Voltei de novo a ler a sua escrita. A tempos falei consigo so J. Wooden hoje é sobre J.Araujo meu mestre meu idolo. Como lhe disse a tempos sou treinador de Basquetebol e tive felicidade e o prazer de ser e de ter em J.Araujo como meu preletor de curso. Que saudades tenho de o ler em livros ou no jornal despostivo. Tanto que ele tem para ensinar. Mas tal como diz em Portugal não se aproveita o conecimento dso cabelos brancos. Um abraço e voltarei

jorge vicente disse...

o que vou escrever parece-me insignificante, mas acho que é relevante. nos chamados jogos de estratégia de futebol (ou mesmo basquetebol) que se vendem por aí e nos quais assumimos o cargo de treinador, a nossa missão passa muito por treinar, mas também por contratar, ver as contas, etc, etc.

E o treinador é mais um manager, como já disse. Seria muito bom que o mesmo se passasse no nosso país

Um abraço
Jorge Vicente