sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Campeões, não sei de quê?!?!



Recentemente jogou-se o Mundial de Sub-20 em Futebol no Canada, a Argentina venceu a Republica Checa na Final e no 3º lugar ficou o Chile.
Portugal teve um desempenho medíocre…algo a que já nos vamos habituando.

Até aqui nada de mais….uns vencem outros não…uns são felizes…outros nem por isso…no futebol as vezes a sorte ajuda…outras vezes, somente sorte não chega.

Mas, mais importante do que os resultados desportivos, são diversos outros valores promovidos pelo desporto que aparentemente caíram em desuso…um desses valores é a educação, outro é o civismo e outro é o mítico “fair-play”…algo de que muito se fala mas que poucos sabem o que é…e menos ainda são aqueles que efectivamente o aplicam.

Os adeptos recorrem frequentemente á violência, uns contra os outros, contra a polícia ou contra propriedade alheia. Mas os adeptos são o que são, e a grande maioria não tem visibilidade social pois são “anónimos”…como uma vez ouvi ao futebolista Steven Gerrard (Liverpool & England): “eles queimam a minha camisola por que querem ter os seus 10 segundos de fama televisiva…para depois irem para o bairro e dizerem que são os maiores”…muitas vezes os adeptos tem manifestações de violência porque querem ter o seu destaque social…( quando eu era pequeno o rapaz mais mauzinho da escola era o mais conhecido…acho que com muitos adeptos acontece o mesmo).

Mas quando essas manifestações de violência, falta de civismo, educação e “fair-play” são protagonizadas pelos atletas…aí vou aos “arames”, salta-me a tampa…pois isso é completamente inaceitável….

Um atleta tem que ser um exemplo, um modelo social…uma referencia para todos…e principalmente para os mais novos…para aqueles que estão a iniciar o seu processo de “formação desportiva”.

“Formação desportiva”, disse eu…parece que toquei no ponto chave da temática…formar desportivamente alguém não consiste somente em dotar o atleta de capacidades técnicas, tácticas, físicas e psíquicas…consiste grande parte em EDUCAR…algo que muitos técnicos parecem esquecer e que grande parte deles nem sabe o que é, pois eles próprios cresceram como atletas em ambientes de “formação desportiva” completamente arredados dos valores que o “verdadeiro Desporto” promove.

Depois é só deixar andar…e deixar esses jovens chegar aos “palcos” com visibilidade mediática….e ver as “más formações” actuar….

Os Sub-20 Argentinos…destroem mobiliário e afins no Hotel…..os Sub-20 Chilenos entram em confrontos com os adversários e com a Policia….e os Portugueses como “bons latinos” que são não podem deixar de tirar cartões aos Árbitros…e mais uma vez honrar a camisola que vestem.

Mas percebe-se…quando na final do Mundial 2006, aquele que é para muitos jovens no inicio do seu processo de formação um exemplo a seguir…resolve fechar a carreira como futebolista agredindo á cabeçada um Italiano que de exemplar também não deve ter muito….percebe-se que os verdadeiros valores do desporto ficaram esquecidos em alguma gaveta, quando da formação desses pseudo-herois da actualidade.

Sem comentários: