segunda-feira, 24 de setembro de 2007

O homem de quem todos falam…


Em vez de estar para aqui a especular sobre as qualidades profissionais do “Special One”…..Prefiro que vocês possam ler algumas das suas brilhantes e sábias palavras.

Big José”…no seu melhor:

Nota: Qualquer frase que possa parecer arrogante é da directa responsabilidade do “Special One” lol

“Não sou aquele que veio directamente do nada….eu sou especial!”

“Quem me conhece bem gosta de mim…quem não me conhece tem uma ideia errada a meu respeito! Eu sou especial!”

“Uma coisa ninguém me pode ensinar, que é como vencer…já sei tudo sobre isso.”

“We have top players and, sorry if I'm arrogant, we have a top manager.”

“As we say in Portugal, they brought the bus and they left the bus in front of the goal. I would have been frustrated if I had been a supporter who paid £50 to watch this game because Spurs came to defend. There was only one team looking to win, they only came not to concede - it's not fair for the football we played.”

“A última vez que o Chelsea ganhou foi a 50 anos, eu sabia que precisavam de ganhar qualquer coisa…com Ranieri nada poderiam ganhar.”

“Deve haver aqui um micro-clima…ainda não choveu e o relvado de Ewood Park parece uma piscina!”

“Vi os jogadores do Man United e o treinador darem uma volta de honra ao relvado depois de terem perdido o último jogo em casa. Em Portugal se fizessem isso atiravam-lhes garrafas!”

" Se um jogador me pedir para descansar, direi: podes descansar para o campeonato do mundo durante 3 meses....e podes ir a Soho Square receber os teus ordenados."

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Sedentários...toca a levantar esse rabo do Sofá!




A União Europeia e a UEFA lançaram recentemente uma campanha de "Marketing social", que visa apelar ao aumento da Actividade Física por parte da sociedade em geral e em particular por parte de todos os Atletas e Treinadores de Sofá !!lol

A verdade é que vivemos numa sociedade onde a actividade física é de certa forma desprezada...é uma sociedade de preguiçosos ,que idolatra atletas mas que não levanta o rabo do sofá para ir jogar á bola com os amigos ao final da tarde.

O homo sapiens sapiens encontra-se em vias de extinção, hoje a sociedade não promove a actividade física mas sim o conforto, a tecnologia, os frigoríficos cheios e o não fazer nenhum…hoje os gordos triunfam…encontram-se em maioria, e amanhã??

A reposta é simples não vai existir amanhã para a nossa espécie…pois vivemos numa sociedade de incapazes…de atadinhos…de dependentes…. Nós próprios vamos por fim a nossa espécie…nem habilidade motora a nossa espécie tem para se reproduzir.

“Façam actividade física…quer esta seja desportiva..ou não…JUST DO IT!!!!!”

terça-feira, 18 de setembro de 2007

Os Média e as “Tempestades em copos d’ água”….


Todas as pessoas têm bons e maus momentos…atitudes mais e menos felizes….claro que essas atitudes quando se tem um cargo profissional onde o destaque mediático é elevado…são elas também exponencialmente elevadas…são atitudes punidas publicamente como se fossem “crimes bárbaros”…os seus autores são enxovalhados como se fossem o mais horrendo dos seres…mesmo depois de terem demonstrado que são Profissionais exemplares e humanos excepcionais.

Claro que não existem atitudes violentas louváveis, quer estas sejam fora ou dentro do fenómeno desportivo.

No caso do incidente entre o Professor Luís Filipe Scolari e o Jogador Sérvio, a atitude que o Seleccionador teve não é de aplaudir... e deve ser punível por parte das entidades competentes, mas não deve ser Julgada como se fosse um “crime”…deve ser sim compreendida.

Curiosamente todos aqueles que eu vejo acusarem o Scolari como se tratasse de um “criminoso” …acho que o fazem por inveja, porque o querem ver fora da FPF, porque acham que sem ele os resultados desportivos atingidos por Portugal seriam melhores…acho também que muitos o fazem para se “vingarem” de certas verdades que ele disse á imprensa há uns tempos atrás.

Este “circo mediático” é montado pelos média para tentarem despedir o Scolari, pois a verdade é que a imprensa não gosta dele, não gosta da sua frontalidade, das suas verdades nem da sua atitude…

Muitos dos que o acusam têm uma “vidinha medíocre”, nunca viveram o fenómeno desportivo por dentro, nem integraram verdadeiras competições desportivas a não ser o jogos de futebol entre "solteiros e casados" lá da empresa.

Reacção interessante foi a dos responsáveis pela Federação Sérvia, vem falar de “pedagogia e fair-play”….meus amigos “pedagogia” na Sérvia….”fair-play “na Sérvia…acho que não existe muito disso lá para aqueles lados.
Acompanho o desporto há muitos anos e a imagem que tenho dos atletas sérvios, independentemente da modalidade, é que eles são uns “Bad-boys”… não tem qualquer problema de consciência em enfiar uma cotovelada na cara de um adeversário.

Acho que aquele jogo até acabou bem…para o que costumam ser os Sérvios nestas situações de conflituo…

sábado, 8 de setembro de 2007

EUROBASKET 2007


A pedido de várias famílias, mas somente de um amigo deste blog que gosta de basquetebol, vou comentar o pouco que sei até ao momento sobre o “Mega Evento” que é o Eurobasket.

Como já publiquei á uns tempos, este campeonato da FIBA Europa veio demonstrar que o Basket está a crescer no velho continente, pois quando da abertura do “Ticketing” as linhas telefónicas e a Internet ficaram entupidas com tanta procura de ingressos.
A FIBA EUROPE publicou no final do 1º dia de abertura das “bilheteiras” no seu site oficial uma notícia relativa ao número pessoas que acederam ao site nos 45 minutos seguintes á abertura do “ticketing”, esse numero é astronómico “690.000” pessoas ligaram-se ao site em busca de bilhetes ou informação sobre os bilhetes.

Este numero dá que pensar......

Mais ainda, penso que o basquetebol está a crescer e a longo prazo vai ocupar o lugar de “ópio do povo” que actualmente é do futebol. Porquê??
Porque é um espectáculo de qualidade de inicio ao fim, onde não existe “anti-jogo”....e onde a emoção e a incerteza reinam....isso é muito bom porque vende bilhetes.

Quanto aos favoritos á vitória no torneio....a coisa a meu ver tá difícil...pois quase todas as equipas demostraram que podem vencer qualquer adversário( o que é bom para a modalidade).

Portugal...ou os “Ratinhos Atómicos”....estão a fazer os possíveis, ganharam um jogo...foi muito bom, claro que fomos felizes com aquele triplo Croata....mas a Croácia sempre foi uma potência do basquetebol...não me surpreendeu nada a vitória contra os “Golden Boys”.

Em termos do valor da nossa selecção, foi muito bom chegar ao Eurobasket, passar á segunda fase é excelente....ganhar mais um jogo é um feito de dimensões épicas ( mas não é impossível).

É bom para a modalidade Portugal fazer boa figura e ter destaque nos média, fica provado que mesmo com orçamentos pequenos mas com “know-how” as coisas correm melhor...o Rugby também é exemplo disso.

Infelizmente o Basquetebol em Portugal não tem o “valor” em termos sociais que tem o Basquetebol em Espanha, França, Grécia...Itália...Croácia...Lituânia...Rússia ...etc....
Os nossos atletas não tem a Envergadura dos atletas dos países anteriormente citados....nem a experiência ....por isso os nossos objectivos são mais humildes...mas só temos que estar orgulhosos dos “ratinhos”...pois eles tem feito tudo que podem...e o que não podem.

Estar entre as melhores Selecções do Basquetebol mundial é um grande feito....para uma modalidade que é profissional há somente uns 12 anos....

“FORÇA PORTUGAL....e ...FORÇA BASQUETEBOL!!!”

terça-feira, 4 de setembro de 2007

Bom Salto...ou "espetacular afundanço"?!




Tal como Dick Fosbury reinventou a técnica no Salto em Altura nos 60's....dando origem ao Fosbury Flop....tendo esta técnica (Fosbury Flop) todo o seu suporte teórico em questões biomecânicas que comprovam o porquê da sua eficiência em relação ás outras técnicas. Recentemente este ex-basquetebolista trouxe novamente as "questões ciêntificas para cima da mesa"...pois apesar de durante este salto, que o transformou no mais recente Campeão Mundial, ele demonstrar que não tem um "dominio muito acentuado" nas "questões técnicas"....pois técnicamente o salto é tudo menos perfeito...ele saltou muito mais do que todos os que o antecederam nesta prova.

Este ex-basquetebolista pendorou as sapatilhas á uns meses...e mudou-se para o atletismo....o que comprova as "teorias do transfer" entre as actividades fisicas desportivas e habilidades motoras.

Este salto parece um "afundanço de costas"...mas a verdade é que este saltador em altura, graças á sua "aliteração motora" e potência muscular, desenvolvida durante os muitos anos em que jogou basquetebol é o novo "World Champion".