terça-feira, 16 de outubro de 2007

Sk8bording...it´s not a crime?!?!


Skate...ou simplesmente “Sk8”.....é um dos desportos que mais cresceu em menos tempo.

"Movimento contra cultura" proveniente da costa oeste dos Eua...surge pela mão dos surfistas Californianos... inicialmente foi criado para “divertir e entreter” nos dias em que o mar não era propicio para surfar.

Surge pela primeira vez no inicio da década de 60...as pranchas “iniciais” tinham muitas parecenças com as de Surf, embora mais pequenas e com rodas, tal como quase todos os aspectos ligados com a" execução técnica"... eram bastante comuns aos do Surf.

Na "pré-história" da modalidade era chamado de "sidewalk surfing"....daí a industria planetária que é hoje... passaram somente uns 50 anos.

O “Sk8” nos seus primórdios foi criado e desenvolvido por e para surfistas...actualmente gera biliões de euros em todo mundo, só em pranchas, rodas, calçado, roupa, capacetes, protecções, video-jogos, eventos e transmissões televisivas.

Um "movimento contra cultura", que nos seus primórdios era considerado um desporto algo associado ao crime e ao vandalismo...actualmente foi completamente absorvido pela "cultura hegemónica" e é considerado um desporto radical como qualquer outro.

Por isso o slogan: "Skatebording it´s not a crime"... possivelmente já não tem grande razão de existir...a não ser nos livros de história do "Sk8"...e em algum merchandising com inspiração no passado da modalidade.

Sem comentários: