segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Definição ou definições de Desporto!?


Citando Araújo & Rodrigues (2004), segundo a bibliografia não existe ainda uma definição universalmente aceite em relação ao desporto, por exemplo a definição Norte Americana caracteriza desporto como:

- Actividade que requer uma complexidade de capacidades físicas e exercício físico vigoroso.
- Envolve organização e regulamentação da competição
- Ao mesmo tempo que é organizado e estruturado segundo regras bem definidas mantêm uma ligação muito forte com a liberdade e espontaneidade.

O sentido de institucionalização competitiva, regras formalizadas distingue claramente os desportos de elite do exercício físico esporádico como o jogging, o skate, os passeios de bicicleta que se fazem ao fim de semana. “(…)” As actividades informais são designadas na América do norte como recreação” .

O Conselho da Europa em 1992 definiu desporto como:

“(…)”Todas as formas de actividade física, formais ou informais, que visam a melhoria das capacidades físicas e mentais, fomentam as relações sociais, ou visam obter resultados na competição a todos os níveis” .

A definição Europeia não distingue desporto profissional de desporto não profissional, todas as formas de actividade física são referidas como desporto, os autores Americanos não concordam muito com a definição usada na Europa, mas os Europeus também não concordam muito com a definição Norte Americana.

Gustavo Pires no seu livro Gestão do Desporto de 2003, faz referência a várias definições de desporto segundo variados autores, sendo algumas as seguintes:

Coubertin, Pierre (1934): “(…)” o desporto é um culto voluntário e habitual de exercício muscular intenso suscitado pelo desejo de progressão e não hesitando em ir até ao risco”;

Dicionário Larousse: “(…)”pratica metodológica de exercícios físicos com a finalidade de aumentar a força, a destreza e a beleza do corpo”.

Hébert, (1935): “(…)”o desporto é “todo o género de exercícios ou de actividades físicas tendo por fim a realização de uma performance e cuja execução repousa essencialmente sobre um elemento definido: ma distância, um tempo, um obstáculo uma dificuldade material, um perigo, um animal, um adversário e por extensão, o próprio desportista”.

Gillet, Bernard (1949): “(…)”resumidamente diz que o desporto é uma actividade física intensa, submetida a regras precisas e preparada por um treino físico e metódico”.

Huizinga (1951): “(…)”no seu, já célebre livro “Homo Ludens, Essai sur la Fonction Social du Jeu” definiu jogo da seguinte maneira: “ jogar é uma actividade ou ocupação voluntária executada dentro de determinados limites de tempo e de lugar de acordo com regras livremente aceites, mas absolutamente obrigatórias tendo o seu objectivo em si próprio, e sendo acompanhado por um sentimento de tensão, alegria e consciência de que isso é diferente da vida normal”.

Para Gustavo Pires (2003) decorre de todas estas e de outras definições que desporto envolve: “(…)”exercício físico, competição, desafio, esforço, luta, apetrechos, estratégia, e táctica, princípios, objectivos, instituições, regras, classificações, tempo livre, jogo, vertigem, aventura, investigação, dinheiro, lazer, sorte, rendimento, simulação, códigos, resultados, prestações, treino, força, destreza, meditação, tempo, espaço, beleza, medição, voluntarismo, morte, etc.”.


Ps: Espero que este Post faça compreender a determinadas pessoas que o “Ballet” não é um desporto mas sim um tipo de actividade física….e que “jogar cartas” também não é um desporto mas sim um “jogo”...

6 comentários:

Anónimo disse...

Muitos parabéns pela exposição..agora falaremos de natação, como actividade aquátic ou actividade náutica??

Agardo resposta!

Anónimo disse...

Parece-me simples e lógico que a natação seja considerada uma actividede aquática e não uma actividade náutica, pois as actividedes náuticas requerem sempre algum tipo de embarcação como: barcos,canoas, kayaks, pranchas de surf,wind-surf, wakebord etc... a náutica está relacinada com navegação.

mdsol disse...

Ballet é actividade física. Okay. E correr para apanhar o autocarro é o quê?

A definição do Conselho da Europa, a mais abrangente e que abarca a pluralidade de práticas actuais, conflitua com outras definições ainda muito ligadas ao modelo tradicional de desporto.

Huizinga refere-se à actividade jogo, não a desporto. Se o desporto está impregnado de jogo há muito jogo que não tem nada a ver com desporto: jogos de azaar e sorte (cartas) jogos de tabuleiro (xadrez, damas...)

Quando nos situamos na prática desportiva importa-nos considerar os jogos orientados pelo corpo e pelo movimento.

Anónimo disse...

E o yoga? será um desporto?

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Boas.

Estou a fazer um trabalho sobre Drift e pergunta base é "Pode o Drift ser considerado um desporto?"

Este "desporto" parece não ser aprovado pela FIA. Mas as pessoas continuam a chamar desporto. Como poderei comprovar que Drift é um desporto.
Qual a diferença entre desporto e desporto radical? Drift pode se considerar desporto radical?