quinta-feira, 5 de maio de 2016

O que é o Desporto?


Parece fácil responder a esta pergunta, mas não é. Parece fácil porque o Desporto, mais especificamente o “espectáculo desportivo”, chega actualmente até nós através de diversos dispositivos tecnológicos que nos permitem assistir em tempo-real a diversas competições desportivas, saber os resultados desportivos e conhecer os grandes protagonistas. No início eram basicamente os jornais, posteriormente veio a rádio, depois a televisão e actualmente a internet é um dos grandes meios de divulgação do “espectáculo desportivo”.
Aparentemente o Desporto, para o comum dos mortais, é apenas e só o “espectáculo desportivo”, mas o Desporto é bem mais vasto do que a indústria do “espectáculo desportivo” que diariamente “entretém” milhares de pessoas em todo mundo e gera biliões de euros em receitas.

O sistema desportivo é um “guarda-sol gigante” que contem diversos sectores desportivos: sector escolar, sector federado, sector militar, sector universitário, sector do turismo, sector do trabalho (INATEL), sector do desporto para populações especiais, sector autárquico e o sector prisional. O “espectáculo desportivo” que invade as nossas casas diariamente, corresponde fundamentalmente ao sector do desporto federado e dentro deste a um grupo muito restrito de competições entre federações, clubes, equipas e atletas de alto-rendimento.

Na minha opinião e após 20 anos dedicado a esta área (1996-2016): o desporto é o mais fantástico fenómeno da humanidade. Mas esta minha opinião, algo filosófica, define o conceito de Desporto ou diz-nos concretamente o que é o Desporto? A resposta é não. Saber e entender o que é o Desporto requere estudo, felizmente existe um conjunto de pessoas fantásticas que se dedica a estudar o Desporto em várias instituições de ensino credíveis deste nosso Portugal. Sim, porque algumas das nossas instituições de Ensino Superior na área do Desporto já ajudaram a produzir algumas mas mais fantásticas mentes do desporto nacional e internacional actual.

A resposta à questão “que é o Desporto?” leva-nos fundamentalmente à necessidade de perceber e definir o conceito de Desporto.

Citando Paulo Araújo & Pedro Rodrigues (2004), segundo a bibliografia não existe ainda uma definição universalmente aceite em relação ao desporto, por exemplo a definição Norte Americana caracteriza desporto como:

- Actividade que requer uma complexidade de capacidades físicas e exercício físico vigoroso.
- Envolve organização e regulamentação da competição.
- Ao mesmo tempo que é organizado e estruturado segundo regras bem definidas mantêm uma ligação muito forte com a liberdade e espontaneidade.
O sentido de institucionalização competitiva, regras formalizadas distingue claramente os desportos de elite do exercício físico esporádico como o jogging, o skate, os passeios de bicicleta que se fazem ao fim de semana. “(…)” As actividades informais são designadas na América do norte como recreação” .

O Conselho da Europa em 1992 definiu Desporto como:
“(…)”Todas as formas de actividade física, formais ou informais, que visam a melhoria das capacidades físicas e mentais, fomentam as relações sociais, ou visam obter resultados na competição a todos os níveis” .
Claramente existem na actualidade duas correntes no ocidente relativamente ao conceito de Desporto. A definição Europeia não distingue desporto profissional de desporto não profissional, basicamente todas as formas de exercício físico são referidas como desporto, os autores Americanos não concordam muito com a definição usada na Europa, mas os Europeus também não concordam muito com a definição Norte Americana.

O Professor Gustavo Pires da Faculdade de Motricidade Humana em Lisboa e da Faculdade de Desporto do Porto, na sua vasta bibliografia, faz referências a várias definições deDesporto segundo variados autores, sendo algumas as seguintes:

Coubertin, Pierre (1934): “(…)” o desporto é um culto voluntário e habitual de exercício muscular intenso suscitado pelo desejo de progressão e não hesitando em ir até ao risco”;
Dicionário Larousse: “(…)”pratica metodológica de exercícios físicos com a finalidade de aumentar a força, a destreza e a beleza do corpo”.

Hébert, (1935): “(…)”o desporto é “todo o género de exercícios ou de actividades físicas tendo por fim a realização de uma performance e cuja execução repousa essencialmente sobre um elemento definido: ma distância, um tempo, um obstáculo uma dificuldade material, um perigo, um animal, um adversário e por extensão, o próprio desportista”.

Gillet, Bernard (1949): “(…)”resumidamente diz que o desporto é uma actividade física intensa, submetida a regras precisas e preparada por um treino físico e metódico”.

Huizinga (1951): “(…)”no seu, já célebre livro Homo Ludens, Essai sur la Fonction Social du Jeu definiu jogo da seguinte maneira: jogar é uma actividade ou ocupação voluntária executada dentro de determinados limites de tempo e de lugar de acordo com regras livremente aceites, mas absolutamente obrigatórias tendo o seu objectivo em si próprio, e sendo acompanhado por um sentimento de tensão, alegria e consciência de que isso é diferente da vida normal”.

Para o Professor Gustavo Pires decorre de todas estas e de outras definições que desporto envolve: “(…)”exercício físico, competição, desafio, esforço, luta, apetrechos, estratégia, e táctica, princípios, objectivos, instituições, regras, classificações, tempo livre, jogo, vertigem, aventura, investigação, dinheiro, lazer, sorte, rendimento, simulação, códigos, resultados, prestações, treino, força, destreza, meditação, tempo, espaço, beleza, medição, voluntarismo, morte, etc.”.

Em jeito de conclusão, dizer-vos que embora não haja uma definição universalmente aceite em relação ao que é o Desporto esta divide-se em duas correntes no ocidente e visto que o Desporto da Era Moderna surgiu na Europa após a Revolução Industrial, penso que a definição proposta pelo Conselho da Europa em 1992 é aquela que está de acordo com a nossa realidade. Devo também dizer-vos, visto que isto é um artigo de opinião, que para mim e segundo as minhas reflexões e convicções eu identifico-me mais com a definição Norte Americana que faz claramente a distinção entre Desporto e Recreação.



Sem comentários: