sexta-feira, 9 de julho de 2010

Políticas Desportivas



Apesar de uma única competição não ser suficiente para aferir o valor, o trabalho e a organização de determinada Federação ou País no que diz respeito ao Desporto...o Mundial da África do Sul veio de certa forma filtrar o que de bom e de menos bom se faz por esse mundo fora na modalidade de futebol.

Não me refiro ao trabalho técnico-táctico desenvolvido pelos treinadores, mas sim ao trabalho das organizações responsáveis pelo desenvolvimento e implementação das Políticas Desportivas.

Parece-me que o sucesso da Espanha, Alemanha e Holanda não é fruto do acaso mas sim de uma boa Política para o Desporto...
Mas isto sou apenas eu a dissertar sobre ideias utópicas num país que não tem políticas de desenvolvimento desportivo e que acaba por cometer sempre os mesmos erros ano após ano...
Por cá já surgiram diversos problemas ao longo dos tempos, há dois anos foi com o Comité Olímpico Português em Pequim, foi um sinal de alarme, mais recentemente foi com a FPF na África do Sul...parece ser o eterno Fado Lusitano...mas ninguém muda nada ,ninguém faz nada, porque não interessa mudar e fazer mudanças é chato.

Não são os treinadores que são maus....são os Dirigentes Políticos e Desportivos que de Desporto nada sabem...mas é muito fish aparecer na televisão, nos jornais e nas revistas em fotos com o Ronaldo, o Figo, o Nelson Évora e muitos outros... dá visibilidade e estatuto social, isto é só pá fotografia... é assim o nosso Desporto.

Sem comentários: