segunda-feira, 8 de março de 2010

Lithuania - The Other Dream Team




A 15 de Junho de 1940, durante a Segunda Guerra Mundial, a Lituânia é ocupada pela União Soviética, durante 51 anos está subjugada ao poder da Superpotência Comunista e todos os seus melhores atletas e treinadores representam em competições internacionais as cores Soviéticas.


A 11 de Março de 1990 a Lituânia é a primeira República Soviética a tornar-se independente.


Na Lituânia o Desporto Rei é o Basquetebol, a primeira vez que a Lituânia se faz representar nos Jogos Olímpicos com uma Selecção de Basquetebol é em Barcelona 92.


E que selecção tinham os Lituanos: Arvydas Sabonis, Šarunas Marčiulionis, Valdemaras Chomičius, Rimas Kurtinaitis, Sergėjus Jovaiša, Artūras Karnišovas, Gintaras Einikis, Arūnas Visockas, Darius Dimavičius, Romanas Brazdauskis, Gintaras Krapikas, Alvydas Pazdrazdis. Todos estes eram grandes jogadores do Basquete mundial e militavam na selecção Lituana da altura, uma autêntica equipa de sonho….mas o maior sonho de todos eles e do seu povo era ser um país livre.


Visto que nunca tiveram poder para combater a União Soviética militarmente, nos Jogos Olímpicos de Barcelona a Selecção Lituana teve a sua oportunidade de vingar mais de 50 anos de subjugação ao poder soviético, o campo de batalha foi o campo de Basquetebol e a outra hora poderosa União Soviética caiu aos pés da pequena Lituânia no jogo de atribuição da medalha de bronze…o resultado final foi 82 – 78…num jogo que ficou para a história.

Sem comentários: