sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Invictus o filme desportivo do ano



Ainda não tive oportunidade de ver o filme, mas vou ver de certeza, pois parece que este é o "filme desportivo" do ano....fiquei logo com essa sensação quando via a apresentação.

A história do filme é básicamente o passado recente da Africa do Sul, recuando até à eleição do Presidente Nelson Mandela, este sabia que a nação continuava racista e economicamente dividida, fruto de anos de Apartheid.

Acreditando que poderia unir o seu povo através da linguagem universal do desporto, Mandela apelou à equipa de Rugby, que fez uma improvável caminhada até à Final do Campeonato do Mundo de 1995...sagrando-se campeões mundiais.....penso que é baseado em factos reais...pois relembro a conquista do Mundial de Rugby pela selecção da Africa do sul em 95.

Vão ver, porque eu também vou....lol...e porque parece mesmo ser um bom filme...lol

2 comentários:

Raul Bartolomeu disse...

atenção que muita gente fica desiludida com este filme! para mim, o tema chave é o apatheid e não o desporto em si!

no entanto, um bom filme!

Paulo Jorge Araújo disse...

Sim...pelo que parece o tema são as questões sociais da África do Sul quando da eleição do Nelson Mandela para presidente...no entanto o rugby, neste caso o desporto rei na Àfrica do Sul, parece ter contribuído para a união de um país que se encontrava dividido racialmente.