sábado, 13 de fevereiro de 2010
Invictus
Invictus
Do fundo da noite que me envolve
Escura como o inferno de ponta a ponta
Agradeço a qualquer Deus que seja
Pela minha alma inconquistável
Nas garras do destino
Eu não vacilei nem chorei
Sob as pancadas do acaso
Minha cabeça está sangrenta, mas erecta
Além deste lugar tenebroso
Só se percebe o horror das trevas
E ainda assim, o tempo,
Encontra, e há-de encontrar-me, destemido
Não importa quão estreito o portão
Nem quão pesado os ensinamentos
Eu sou o mestre do meu destino
Eu sou o comandante da minha alma
É um bom filme, mas básicamente é um filme sobre um grande sr. chamado Nelson Mandela e a sua estratégia para unir um país dividido.... utilizando o Desporto.
quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010
O sucesso a qualquer preço....
Que na China são cometidas atrocidades que violam os Direitos Humanos, não parece ser uma grande novidade, tal como não é novidade que a China persegue o sucesso desportivo a qualquer preço, agora juntem estas duas ideias numa só, como faz o governo chinês.
Os treinadores Chineses erram em termos metodológicos só para poderem alcançar resultados desportivos de curto prazo, mas o resultado desportivo não é tudo. Com crianças e jovens é mais importante a forma como esse resultado é obtido, cargas de treino elevadas são aplicadas por treinadores chineses em crianças de 5 ou 6 anos sem nenhum respeito pela sua maturação biológica comprometendo desta forma a sua progressão como atletas.
O que no curto prazo pode até parecer um êxito desportivo, pode no longo prazo vir a ser revelado como um falhanço metodológico, que comprometeu a carreira desportiva de um pequeno desportista com talento. Principalmente porque o treino não é visto pela criança como algo que a faz feliz…e isto só conduz ao abandono.
Os pais destas crianças também tem culpa, pois obrigam as suas crianças a praticar nestas Academias do Estado Chinês, porque pensam que através destes programas os seus filhos vão ser Campeões Olímpicos, eles vêem os filhos como um meio para escaparem as baixas condições de vida em que vivem.
A verdade é que apenas uma ínfima percentagem de todas estas crianças vai algum dia vencer uma medalha, será que vale apena submeter crianças a estas atrocidades?Na minha opinião não.
A progressão dos jovens atletas é muitas vezes limitada por treinadores que através de cargas de treino desajustadas, visam atingir objectivos imediatos, o que compromete o desenvolvimento harmonioso e a longo prazo do atleta.
O treino dos jovens deve ser estruturado segundo princípios científicos, deve ser pensado e organizado tendo em vista o rendimento a longo prazo e nunca no imediato.
Aparentemente estes treinadores não tem noção do que andam a fazer, se têm, então fazem-no “obrigados” pela “máquina politica chinesa” que se quer afirmar no mundo desporto a todo o custo….
É triste mas é a verdade, pobres dos que sofrem para que alguns, muito poucos, possam saborear o sucesso olimpico....
sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010
Invictus o filme desportivo do ano
Ainda não tive oportunidade de ver o filme, mas vou ver de certeza, pois parece que este é o "filme desportivo" do ano....fiquei logo com essa sensação quando via a apresentação.
A história do filme é básicamente o passado recente da Africa do Sul, recuando até à eleição do Presidente Nelson Mandela, este sabia que a nação continuava racista e economicamente dividida, fruto de anos de Apartheid.
Acreditando que poderia unir o seu povo através da linguagem universal do desporto, Mandela apelou à equipa de Rugby, que fez uma improvável caminhada até à Final do Campeonato do Mundo de 1995...sagrando-se campeões mundiais.....penso que é baseado em factos reais...pois relembro a conquista do Mundial de Rugby pela selecção da Africa do sul em 95.
Vão ver, porque eu também vou....lol...e porque parece mesmo ser um bom filme...lol
Subscrever:
Mensagens (Atom)