Não existem modelos desportivos perfeitos, o Americano edifica-se com base no Desporto Escolar, o Europeu tem por base o Associativismo Desportivo.
Ambos têm as suas vantagens e as suas desvantagens.
Na minha perspectiva, o modelo Americano é utopicamente melhor, pois associa dois elementos fundamentais para o desenvolvimento de competências nos jovens...sendo eles a Escola e o Desporto.
"Obriga" os atletas a ter que estudar, dotando-os com competências profissionais que ultrapassam a capacidade atlética...que lhes pode trazer ou não sucesso como profissionais de desporto.
Nós sabemos que hoje nem todos os atletas profissionais passam pelas universidades e também sabemos que muitos deles nem acabam os cursos...o modelo tem vindo a ser "corrompido"...mas o ideal seria que o atleta adquirisse uma formação que lhe confira alguma utilidade na sociedade, extra-desporto.
Pois na verdade, nem todos vão chegar a ligas profissionais...pelos mais variados motivos..mas todos vão ter que ganhar a vida para poder sobreviver.
4 comentários:
Gostei imenso deste post. alias vivo essa situacao neste preciso momento. E concordo quando diz que e utopicamente o melhor. Sem duvida, que a organizacao vai para patamares de nivel superior.
obrigado pelo comentário...NCAA é uma Organização Exemplar.
A única ressalva que deixo é a pena do artigo ser curto, pois a temática é deveras interessante e importante, especialmente para o nosso país, onde o desporto de base, escolar ou o que quiserem chamar não existe de uma forma sustentada.
Quando estive nos EUA a tirar uma formação desportiva lembro-me bastante bem a forma apaixonada como eles vivem cada aspecto desportivo, especialmente os 'extremos', ou seja, a parte de formação e a parte profissional, sem deixar escapar quase nada.
O artigo tem o grande mérito de chamar para a 'praça pública' um tema bastante esquecido.
http://coachdocoach.blogspot.com/
Bom dia, obrigado pelos comentários...não aprofundei muito o tema..porque não recorri a dados..mas prometo numa proxima oportunidade aprofundar mais esta questão dos modelos desportivos europeu e americano.
Enviar um comentário