quinta-feira, 6 de novembro de 2008

O Desporto Educa ?!?!


Muitos são aqueles que acham que o Desporto, por si só, é um veiculo para educar, mas existem actualmente estudos que contrariam estas ideias que se encontram enraizadas na Sociedade.

O Desporto quando "bem utilizado" por técnicos qualificados e capazes de por no terreno o seu "know-how" é sem dúvida um veiculo para educar os jovens muito eficiente.

Mas muitas vezes, o que vemos são actividades desportivas, sem orientação, ou então orientadas por pessoas que não dominam as ferramentas necessárias para educar através do desporto...estas actividades mal conduzidas ou sem orientação, acabam muitas vezes por gerar um efeito contrário ao que se pretendia...acabando por contribuir mais para deformar do que formar.

Simplesmente por que o Desporto é "violência"...(aliás o homem é violento, por isso,torna o próprio Desporto violento)...só que no Desporto a "violência" tem que ser controlada....e isto aprende-se.

Por exemplo: quando um jogador futebol ultrapassa vários adversários e caminha para a baliza sozinho...e de surpresa aparece um defesa e desarma o atacante, com dureza, mas legalmente...isto é "violência pura"...mas controlada.
O mesmo acontece quando por exemplo um Jogador de Basquetebol lança ao cesto e o defensor "abafa" o atacante com muita agressividade....

Normalmente, quem ensina a controlar a "violência" do ponto de vista físico, ensina também a controlar outras formas de manifestação da "violência" (verbal, etc) ...

Já observaram miúdos pequenos a jogar à bola na rua.....aquilo é quase tudo menos futebol....apesar de ser uma actividade desportiva informal...este tipo de actividades, grande parte das vezes, acaba por resultar numa infinidade de insultos, murros e outros actos violentos....contribuindo assim mais para deseducar.

O mesmo acontece com muitos "pais de crianças" que vão ver o "espectáculo desportivo"...e usam com frequência o recurso à violência verbal e física, contra árbitros, jogadores, dirigentes e outros adeptos....o Desporto no geral é violento, pois é desenvolvido por seres violentos...que no entanto podem aprender a controlar estas atitudes animalescas....lol....

Atenção: eu não disse que as actividades desportivas informais não eram educativas, logicamente que isto depende das próprias crianças/jovens. .que as praticam...muitos são aqueles que conseguem gerir as suas próprias actividades, de forma a tornar as mesmas ,espaços de recriação e lazer alegres...cheios de vida...e onde se também se aprende muita coisa...até a trabalhar em grupo.

2 comentários:

Anónimo disse...

Permitam-me discordar... Penso que qualquer actividade desportiva, seja ela formal, ou informal,é uma ferramenta educacional essencial ao desenvolvimento fisico, psiquico e social de qualquer criança. Mesmo a violencia e a competitividade, sao um exemplo a ter como referencia em futuras situaçoes que, apesar de serem em contextos diferentes, poderao ser feitos paralelismos comportamentais. Passo a explicar; a nossa sociedade e feita de competiçao desde a situaçao mais basica, ate a mais elaborada... Na escola, temos o melhor e o pior aluno. Os regulares nao sao referidos nem serao lembrados; no liceu, apenas os melhores terao acesso a carreiras mais aliciantes e, na faculdade, apenas aqueles com medias que se enquadrem nos canones empresariais chegarao a pertencer a grandes empresas. E mesmo ai, seremos devastados pela competiçao inter e intra pessoais.
Quando chegarmos a casa, apos um longo dia de trabalho, teremos de tentar ser as melhores esposas, mar$idos, maes, pais, etc, porque ha sempre a possibilidade de uma futura troca...(lol) Enfim, nas superficies comerciais ha um sem fim de ofertas para comprar, que nao sao mais do que competiçao pura.
Tal como referi no inicio, o Desporto (para alem do tudo o resto que implica) é uma excelente preparaçao para o mundo selvagem que nos espera no futuro.


Quanto ao factor e haver profissionais pouco ou nada qualificados para o fazer...´bem, é verdade, mas tambem nao implica que hajam profissionais de titulo, mas completamente incompetentes na ealidade. Esses sim, poderao manipular de forma errada a referida ferramenta; formando jovens com ideias quadradas (ou porque nao obtusas) de desporto, levando a um futuro "jogador da bola" do mitico solteiro vs casado; que joga ao domingo e que fica na tasca do clube ate altas horas da madrugada.


Ana

Anónimo disse...

Sim...tens razão...mas no fundo, bem no fundo.. o teu comentário concorda com a minha observação.lol

Logicamente que o Desporto é uma metáfora da vida....e a competição tem que existir sempre...aliás,na minha perspectiva não existe desporto sem competição...(mesmo a velhinha que vai ao ginásio, vai competir com ela própria..pois a cada sessão ela vai tentar fazer melhor).

Aquilo que eu tentei referir no post é que o desporto quando mal usado pode contribuir para deformar personalidades...o haver luta faz parte do espírito competitivo...é necessário.. é perceber os limites.

Nos desportos de combate..a luta física é o fundamento destes desportos...e não é por isso que eles não são educativos...aliás são dos mais eficientes em termos de educar..quando bem utilizados.