quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Olympic Basketball & The Redeem Team



Desde pequeno que acompanho o basquetebol...sempre foi o meu jogo...joguei alguns anos e actualmente treino crianças e jovens.

A maior parte dos meus heróis de infância foram basquetebolistas norte americanos...particularmente Michael Jordan, Magic Johnson e Larry Bird que jogaram na Dream Team original nos Jogos Olímpicos de Barcelona.

Actualmente enquanto "jovem treinador", admiro alguns treinadores norte-americanos, entre eles o "Coach K"..actual Seleccionador Americano, que é uma lenda em Duke e na NCAA.

Admiro o "Jogo Americano" e tudo que representa para aquela sociedade, mas de há alguns anos a esta parte que verifico que o jogo na Europa é tacticamente melhor.

As nossas equipas podem não ter o poderio atlético das americanas, mas são equipas mais rigorosas tacticamente, são verdadeiras equipas...são equipas que defendem...os Americanos jogam um jogo muito pobre tacticamente...parece que estão no "Play-Ground" em Nova Iorque, é só contra-ataque e brincadeira.

Curiosamente ou não, contextualizando, a equipa feminina dos Estados unidos é tacticamente superior à equipa masculina...(no meu entender)...., as meninas jogam bem melhor 5 vs 5 em meio campo.

É bem possível que a actual equipa masculina, a apelidada "Redeem Team", venha a desiludir nos Jogos Olímpicos de Pequim...penso que a Espanha, Rússia, Grécia e Argentina podem vencer os Americanos...mas o melhor é esperar para ver.



Sem comentários: