terça-feira, 19 de agosto de 2008

O poder dos genes....



Normalmente esta temática tende a ser Tabu…pois diversos autores que abordaram temas relacionados com “performance desportiva”, “raça e genes” são acusados de racismo…mas a verdade é que a carga genética tem influência na performance dos atletas.

Existem diversos autores e livros sobre estes assuntos, como exemplo posso dar: “Why Black Athletes Dominate Sports and Why We’re Afraid to Talk About It" by Jon Entine

Pessoalmente sobre este assunto tenho a minha própria teoria….que vou passar a explicar:

Analisando o vídeo anterior, verificamos que os 8 atletas que disputam esta final dos 100m nos Jogos Olímpicos, tem todos algumas características evidentes em comum…

1º - São todos descendentes de negros

2º - São todos mais ou menos da mesma área geográfica

Vejamos:
Usain Bolt – Jamaica, Richard Thomson – Trinidad e Tobago, Walter Dix – USA, Churandy Martina – Antilhas Holandesas, Asafa Powell – Jamaica, Michael Frater – Jamaica, Marc Burns – Trinidad e Tobago, Darvis Patton – USA.

Partindo do princípio que todos eles nasceram nos países que representam, parece-me evidente que todos eles descendem de escravos, que foram levados para essas terras no passado em navios de tráfico negreiro.

Quem sabe o mínimo de História, sabe que os escravos eram seleccionados, nem todos os “Indígenas das Colónias Europeias em África” eram seleccionados como escravos…somente se escolhiam os mais fortes, pois esses eram mais facilmente vendidos, porque eram os melhores para trabalhar.

Grande parte da população negra da Jamaica, Estados Unidos, Trinidad e Tobago, Cuba, etc... são descendentes desses mesmos escravos…

Parece-me lógico que escravos, "seleccionados artificialmente" e fechados em ilhas do Caribe durante séculos, cruzando-se uns com os outros, dão origem a descendentes com características genéticas idênticas e possivelmente potenciadas (isto aprende-se em biologia).

Hoje sabemos que a velocidade está relacionada com as fibras de tipo II, e que a existência deste tipo de fibras, em maior ou menor percentagem, está dependente da carga genética de cada individuo-o, pois o treino pouco ou nada interfere com a predominância do tipo de fibras, principalmente com as rápidas.

Assim sendo a expressão: “ um velocista…nasce velocista” tem todo o sentido…

Os senhores que governaram o mundo no tempo das descobertas e fizeram questão de o dividir em dois…têm responsabilidade no que acontece hoje no Desporto, em particular nas provas de velocidade no atletismo, pois na minha perspectiva, a "selecção artificial" a que os escravos estavam sujeitos devido ao seu "fenótipo" deu origem centenas de anos depois a estes SUPER ATLETAS…

Sem comentários: