domingo, 10 de fevereiro de 2008

Premier League copia a estratégia da NBA


Que a NBA é a liga desportiva mais bem sucedida do mundo já toda a gente sabe, que a estratégia usada pela NBA anda a ser copiada por outras ligas desportivas, só alguns tem capacidade para interpretar este facto.

Mas a verdade é que isto tem vindo a acontecer, particularmente na liga inglesa, possivelmente será por influência de muitos gestores da escola americana trabalharam em clubes da Premier League.

Primeiro, nos anos 90, foi a ideia dos nomes nas camisolas e os números personalizados, depois a liga de futebol como uma marca, a qualidade dos técnicos, executantes e por consequência a qualidade do próprio espectáculo como factor primordial de sucesso, o espectáculo desportivo para as famílias, mais tarde surgiram as digressões há Ásia e agora os jogos espalhados pelo globo.

Desde há muito que me apercebi que a Premier League adopta "estratégias de Marketing" usadas e experimentadas vários anos antes pela NBA.

Na minha opinião e graças a estas "estratégias" a Premier League cresceu e actualmente está para o futebol tal como a NBA está para o basket…..são sem dúvida o expoente máximo da modalidade.

De salientar que os europeus têm andado a "reboque" dos americanos, curioso é também o facto do actual presidente da Uefa achar que a ideia adoptada pelos ingleses não vai ter sucesso.

Deixo aqui uma mensagem ao sr. Michael Platini....claro que esta "ideia" resulta pois a NBA já testou esta "ideia" centenas de vezes e sempre com grande sucesso, se resulta com o basket mais facilmente resulta com o jogo do povo...o futebol...o sr. Michael devia andar mais atento à realidade do fenómeno desportivo global!lol

Sem comentários: