quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

50º Aniversário dos "Busby Babes"


A 6 de Fevereiro de 1958 deu-se uma das grandes tragédias da história do futebol. O Man United regressava a Inglaterra no voo 609 da British Airways, a bordo de um bimotor, sob condições climatéricas adversas e com problemas num dos motores.

Pouco depois de ter levantar voo, após duas tentativas abortadas devido à neve na pista e à fraca visibilidade, o motor incendeia-se e o avião cai nos arredores de Munique.

Morrem de imediato sete jogadores: Roger Byrne, Eddie Colman, Mark Jones, David Pegg, Tommy Taylos, Liam Welan, Greoffrey Bent. Duncan Edwards falece 15 dias depois.
Além de Bobby Charlton, fintam a morte Bill Foulkes, Harry Gregg, Ken Morgans e Albert Scanlon, Johnny Berry, Jackie Blanchflower, Dennis Viollet, Ray Wood e George Best.
No total, entre jogadores, dirigentes, jornalistas, tripulação e adeptos que seguiam a bordo, o acidente fez 23 vítimas.

Depois do trágico acidente, o então emergente clube inglês mergulha numa crise, emocional e desportiva, da qual só viria a sair com a conquista da Taça dos Campeões Europeus de 1968, com uma vitória na final sobre o Benfica de Eusébio por 4-1.

Sem alguns dos "Busby Babes" - como eram na altura apelidados – Sir Matt Busby (treinador mitico do United) é obrigado a recorrer aos jogadores jovens do clube. Depois disto, a equipa vence apenas mais um jogo no campeonato inglês até ao final da época, na qual atinge, de forma surpreendente, a final da Taça de Inglaterra.

Actualmente, 50 anos depois da tragédia dos "Busby Babes" o Man United é uma das organizações desportivas mais poderosas do mundo.

O "Teatro dos Sonhos" (old traford) é um "estádio assombrado" pelos fantasmas dos "Busby Babes"...por isso é que tão dificil ir lá ganhar!!

Sem comentários: