terça-feira, 13 de novembro de 2007

O CULTO DA VIDA....& ...O CULTO DA MORTE


As “claques organizadas”...nasceram no seio do fenómeno desportivo, mas na minha opinião são a face mais negra do desporto... os responsáveis pelas federações internacionais, federações nacionais, ligas desportivas e clubes deviam acabar com elas o mais rapidamente possível.

Pois os valores defendidos pelas “claques organizadas” nada tem haver com os valores que o Desporto promove, quer seja na base, onde se educa através da Prática Desportiva, quer seja no topo da pirâmide...onde o mais importante é a qualidade do Espectáculo Desportivo, a emoção, a alegria e o negócio.

As claques, o hooliganismo e por consequência a violência não trazem nada de positivo ao desporto.

Nos EUA não existem claques organizadas como existem na Europa, a percentagem de incidentes entre adeptos de equipas rivais é diminuta e praticamente inexistente, isto acontece numa sociedade violenta por excelência como é o caso dos Estados Unidos, onde o uso de armas e o acesso as mesmas é frequente e facilitado.

Nós na Europa, que somos um povo pacifico, que lutamos pela "igualdade", pela" fraternidade" e pela "liberdade", não podemos deixar que indivíduos que tem prazer em destruir, agredir e matar...usem o fenómeno desportivo como palco para a espalharem o terror, o medo e a morte.

“O DESPORTO É NADA MAIS NADA MENOS QUE UMA CELEBRAÇÃO DA VIDA....AS CLAQUES, O HOOLIGANISMO, A VIOLÊNCIA ...SÃO O CULTO DA MORTE”

Por isso acho que dentro do fenómeno desportivo não existe lugar para um “ideal” que se opõem claramente aos fundamentos do Desporto.

Sem comentários: