terça-feira, 23 de outubro de 2007

Homo Sapiens Sapiens...1% diferente....100% transcendente


Desde a descoberta do ADN que a noção de nós próprios, enquanto seres humanos, se tem vindo a alterar a uma velocidade vertiginosa.

Segundo R. Garcia, Prof. Catedrático da UP, a diferença entre um ser Humano e alguns animais varia entre 1 e 2 %, segundo este mesmo autor, por vezes essas diferenças chegam muitas vezes a se inferiores a 1% ...

Já á uns anos atrás que nos foi demonstrado por Galileu e Copérnico que “nós” não estávamos no centro do universo, Freud veio dar um "contributo significativo" para a nossa auto-estima dizendo que... afinal “nós” seres racionais...por vezes nos comportávamos de forma irracional, agora aparece um investigador de renome a dizer que afinal...nós... não somos assim tão diferentes de certos animais! Bem...visto isto, a nossa auto-estima não pode estar mais lá no fundo...o que virá a seguir...?!?!lol

Mas segundo o mesmo autor, o curioso é que esse 1%....faz toda a diferença, pois apesar de 1% nem sequer ser estatisticamente significativo, é este 1% que permite que se pinte um quadro, se construa uma catedral, se componha uma sinfonia, se faça um hat-trick...ou se bata um record mundial de velocidade.

É este 1% que permite configurar “gestos animalescos” como correr, saltar, lutar e arremessar em movimentos de técnica desportiva , algo única e exclusivamente humano.
São estes gestos, aos quais é atribuído significado humano, que fazem com que este ser 1% diferente....se TRANSCENDA e alcance o seu lugar ao lado dos Deuses do Olimpo.

1 comentário:

marcia disse...

o ser humano é fabuloso!