sexta-feira, 22 de junho de 2007

Estudo do Dept. de Ciências do Desporto do IPB revela que 30% das crianças tem peso a mais!


Trinta por cento das crianças das escolas públicas de Bragança, entre o 1º e o 3º ciclos, são obesas ou sofrem de peso excessivo. Esta é a conclusão de um estudo realizado pelo Departamento de Ciências do Desporto do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) em colaboração com a Escola Superior de Saúde de Bragança (ESSB) e com o Centro de Saúde de Bragança.

Ao todo, o estudo abrangeu cerca de duas mil crianças entre os 6 e 14 anos de idade e teve como objectivo determinar a realidade da obesidade das crianças da cidade e identificar quais as que sofrem de excesso de peso.

O estudo foi elaborado por três docentes: Vítor Lopes, coordenador do Departamento de Ciências do Desporto (DCD), Catarina Vasques, docente do mesmo departamento, e Teresa Correia, da ESSB.

Segundo o coordenador do DCD, Vítor Lopes, o estudo revela uma realidade “ muito grave”, considerando que se trata mesmo de um “problema de saúde pública”. A análise dos resultados determinou que no total da amostragem, 8% das crianças são obesas e 22% sofrem de sobre peso.

Para chegarem a estes resultados, os três professores dirigiram-se a todas as escolas públicas de cidade do 1º, 2º e 3º ciclos para medir o peso, altura e índice de Massa Corporal (IMC) de cada criança. Todos os envolvidos no estudo preencheram ainda um questionário relacionado com hábitos alimentares e prática desportiva.

1 comentário:

Anónimo disse...

É verdade...eu estive lá e vi!!! Pq sim, andei a medir as super pregas adiposas da nossa juventude...
Será que no futuro, o nosso país estará nas mãos de dieto-gym-dependentes?!?!?! Ou serão simplesmente eternos frustados vomitando as entranhas na busca do corpo perfeito?!

li...