domingo, 30 de dezembro de 2012

Marinovich Project


The Marinovich Project from ten100 on Vimeo.

Marinovich Project é um documentário desportivo bastante educativo pois relata a historia de Todd Marinovich, Jogador de Futebol Americano, que caiu em desgraça após ter sido considerado enquanto jovem um dos melhores jogadores de sempre nos Estados Unidos. 

Todd é filho de Marv Marinovich ex-jogador da NCAA e preparador-físico dos Oakland Raiders da NFL.

Marv vivia obcecado com a ideia de fazer do seu filho Todd o melhor quarter-back de sempre. Todd enquanto criança foi submetido metodologias de treino extremas e por isso alcançou resultados fantásticos muito cedo, foi sempre muito pressionado pelo pai nos treinos e jogos, durante o liceu bateu o record de passes dos Estados Unidos no Futebol Americano.Também durante o Liceu Todd começou a consumir drogas...na minha perspectiva muito por culpa do pai, Marv, que lhe impunha regimes alimentares e de treino bastante extremos, assim como muita pressão e criticas constante em termos de performance desportiva.

Todd não teve grande tempo para ser uma criança como as outras... após o Liceu Todd foi recrutado para jogar na NCAA na Universidade de Califórnia do Sul, também conhecidos pelos USC Torjans, que foi a mesma Universidade onde o Pai tinha andado...mesmo jogando sobre o efeito de drogas Todd era um jogador fenomenal.

Na Universidade Todd já não era tão controlado por Marv e o seu consumo de drogas aumentou exponencialmente. Todd acabou por ser excluído da Universidade...mas candidatou-se ao Draft da NFL e foi escolhido pelos Raiders, equipa onde o seu pai tinha sido preparador-físico... não tardou muito a ser excluído da equipa após ser apanhado em diversos controlos anti-doping.

 Este documentário transmite bastantes ensinamentos sobre aquilo que não se deve fazer a um filho, ou enquanto treinadores aos nossos jovens atletas, pois pressão constante e demasiado elevada sobre as crianças ou jovens não ajuda em nada...principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento das suas personalidades  e ao gosto pelo desporto.  Todd diz no documentário que ele detestava ser Todd Marinovich o Jogador de Futebol Americano!!!