quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Visita ao Departamento Desportivo de St. John’s


Paulo Jorge Araújo na Universidade de St. John's


No passado dia 5 de Novembro tive a oportunidade de visitar o Departamento Desportivo da Universidade de St. John’s uma das organizações desportivas que integram a 1ª Divisão da NCAA, actualmente o Departamento possui 17 equipas desportivas a disputar as competições da Conferência Big East.

A Universidade de St. John’s foi fundada em 1870, o Campus Principal fica situado em Queens, cerca de 50 minutos de carro de Manhattan.

Cheguei ao Campus às 6h45 da manhã pois às 7 horas começavam os treinos das equipas e Futebol (Soccer), Ténis e Atletismo.

Assisti também ao Treino da equipa de Esgrima que teve atletas nos Jogos Olímpicos de Londres…muitos dos atletas da equipa são Europeus.

Após o treino de Futebol tive oportunidade de conversar com o treinador principal da equipa no seu gabinete e conhecer um bocadinho da sua filosofia enquanto treinador…fiquei a saber que foi Campeão da NCAA em 1996 com St. John’s e já fez um estágio com a equipa no Algarve.

Visitei as instalações, são excelentes mas não são nada de outro mundo…tive à conversa com o Director Assistente e fique a saber que a escola tem um orçamento de 26 milhões de dólares para o Desporto.

 Conheci parte do Staff…e segundo me foi dito das cerca de 100 pessoas que lá trabalham todas são profissionais, ou seja, o Staff é profissional os atletas amadores (em Portugal isto era impensável).

O Departamento não tem lucro, apesar de ter um contrato com a Nike, Transmissões Televisivas na ESPN e alugar o Madison Square Garden, o break-even no MSG é aos 6 mil adeptos, mas eles costumam ter em média 14 mil nas bancadas!

O Marketing é bastante agressivo…o suficiente para ter publicidade aos jogos de Basquetebol em Times Square!

Em St. John’s o "Basquetebol é Rei" e o programa já colocou cerca de 60 jogadores na NBA…alguns dos mais famosos foram Chris Mullin, Mark “action” Jackson e Metta World Peace (Ron Artest)…na época passada a 15ª escolha do Drarft da NBA era de Saint John’s.

A equipa feminina está actualmente em 14º lugar no Ranking Nacional, o Programa de Basquetebol da Universiade de St. John's é o 7º com maior número total de vitórias nos EUA!!!

Antes de vir embora tive oportunidade de assistir ao treino da equipa masculina de basket que é liderada pelo famoso Steve Lavin que já orientou a UCLA e foi comentador na ESPN.

Quanto ao treino de Basquetebol…uiii...a intensidade é muito elevada, os jogadores são extremamente atléticos e o treinador principal tem um staff que nunca mais acaba…(risos)

A exigência é elevadíssima, a equipa ia ter jogo no dia seguinte contra a Universidade de Concórdia (fui convidado a ir ver o jogo) …trabalham muito as jogadas de 5 para 5 mas com uma intensidade de treino e complexidade elevadíssimas…os jogadores apesar de serem miúdos com 18, 19, 20, 21 anos estiveram sempre concentradíssimos durante todo o treino. Não me foi permitido filmar ou tirar fotos durante o treino e é compreensível visto que para assistir ao mesmo tivemos que ter ordem do “Head Coach” Steve Lavin.

Gostei muito de passar lá o dia…e aprender um bocadinho sobre a cultura desportiva americana e sobre as tradições de St. John’s, que não é actualmente uma das escolas mais dominantes da NCAA mas é uma das que tem um passado com “mais de 100 anos de excelência”... como eles dizem...We are…St. John’s !!! (a minha “alma mater” americana)