terça-feira, 3 de janeiro de 2012

FC Barcelona e o Futebol Total Holandês




Hoje todos estamos rendidos à qualidade de jogo do FC Barcelona, mas esta forma magistral de jogar não apareceu por magia e não foi o Barcelona a primeira equipa a operacionalizar esta concepção de jogo que têm as suas raízes no "Futebol Total Holandês".

O Futebol Holandês é especial e é desde há muitos anos o mais desenvolvido do planeta na minha humilde opinião. Graças ao "Futebol Total" a Holanda é uma verdadeira "fábrica de talentos certificada" desde os anos 60.

Os mentores de toda esta filosofia foram os ex-treinadores do Ajax, Jack Reynolds (inglês) e Rinus Michels (holandês), este último eleito pela FIFA como o melhor Treinador de Futebol do Século XX.

O pensador e inventor do "Futebol Total", Rinus Michels, foi o pai da "Laranja Mecânica" e de toda a Escola Holandesa, talvez muita gente não tenha conhecimento mas este senhor também treinou o Barça na década de 70.

O "Futebol Total" nasce nos anos 60 e a afirmação dessa concepção de jogo surge na década de 70 com as 3 Taças dos Campeões Europeus consecutivas (71, 72, 73) pelo Ajax e duas finais de Mundiais pela Holanda (74 e 78), esta forma de pensar e jogar futebol é a imagem de marca da Holanda desde então.

Com a chegada de Rinus Michels ao Barcelona nos anos 70, são lançadas no clube as sementes da filosofia holandesa, Johan Cruijff também lá estava como jogador e no final da década de 80 também ele se torna treinador do Barça, a filosofia holandesa começa a nascer no clube e Cruijff é o grande responsável pela revolução metodológica e estrutural do Barcelona, da base até ao topo, que neste período tem como jóia da coroa o “Dream Team” que conquista a Taça dos Campeões Europeus em 1992.

Quando Louis Van Gaal e a "armada holandesa tomam conta do Barcelona" em 1997 é finalmente instituída uma autêntica Cultura do Futebol Holandês (Barçajax), sendo que no plantel jogaram entre 1997 e 2000 grande parte dos titulares da Selecção Nacional Holandesa: os irmãos De Boer, Cocu, Zenden, Hesp, Reiziger, Bogarde, Overmars, Kluivert etc. É de salientar que nesta equipa também jogava Pep Guardiola como Médio Defensivo Centro, José Mourinho também fazia parte desta Cultura Organizacional e por isso também bebeu do "Cálice Sagrado do Futebol Total"(o Barçajax) pois entre 1997 e 2000 foi adjunto de Louis Van Gaal.

Uma vez eu disse a uns jovens da minha idade que escreveram um livro sobre José Mourinho que caso o Mourinho nunca tivesse ido para o Barcelona e tivesse sido adjunto do Van Gaal dificilmente seria o treinador que é hoje, pois não tinha absorvido a Filosofia do "Futebol Total Holandês". Os rapazes chutaram a minha afirmação para canto e disseram..."ah pois, mas ele também aprendeu com outros treinadores e desenvolveu uma forma de pensar única".

Frank Rijkaard que foi jogador de Van Gaal em 1995 no Ajax foi mais um dos treinadores holandeses que passou pelo Barça e que como é lógico possuía uma filosofia alicerçada no Futebol Total que lhe valeu uma Champions em 2006.

Com Pep Guardiola como Treinador Principal do Barça desde 2007 (Capitão de equipa nos tempos de Van Gaal e producto da Cantera La Masía que tinha sido reestruturada por Cruijff) a equipa sénior do Barcelona ganha tudo que há para ganhar e afirma-se como a melhor equipa a jogar futebol no planeta, o estilo de jogo da equipa é apelidado de "Tiki-Taka" mas a sua génese é o "Futebol Total Holandês" de Rinus Michels e de todos os seus discípulos.

A Final disputada entre a Espanha e a Holanda no último mundial confirma em parte esta minha tese...