domingo, 27 de fevereiro de 2011

A Fábrica de Lendas...




A NBA, para os menos atentos foi fundada no ano de 1946, inicialmente era um simples Campeonato Nacional de Basquetebol que tentava afirmar-se num "terreno" onde o Basebol, Futebol Americano e o Hóquei no Gelo eram "Desportos Reis". A nível financeiro estes desportos dominavam as receitas existentes que eram pagas pela Tv e pelas rádios para se poder transmitir os espectáculos desportivos.
O dinheiro era pouco, as audiências eram baixas, tal como o próprio espectáculo, existiam resultados de 22-18 pontos no final das partidas de Basquetebol.


Com a introdução da regra dos 24 segundos o jogo ganha velocidade e por consequência espectacularidade, surgem as primeiras grande estrelas, Bob Cousy, Bill Russell, Will Chamberlin com eles o espectáculo do contra-ataque, os afundanços, os desarmes e a magia dos passes.
Uma simples inovação (relógio dos 24 segundos) muda toda a “atitude” (concepção) em relação à forma de jogar o jogo e por consequência o seu impacto na sociedade, pois o jogo ganha verdadeiros contornos de espectacularidade.


Nos anos 70, após a retirada de Russell, Cousy e Chamberlin, homens que revolucionaram o jogo no seu tempo, a NBA tentava procurar novas estrelas, que garantissem receitas para o seu espectáculo desportivo, mas ao mesmo tempo que a NBA procurava afirmar-se no panorama Nacional, surge uma liga rival a "mediática" ABA, uma liga que promovia o “Show-time”, os afundanços, a bola multicolorida, os lançamentos de 3 pontos, os "afros", o "Run and Gun", e toda uma forma mais aberta e simplesmente electrizante de jogar Basquetebol, tudo isto tinha o seu expoente máximo num atleta que jogaca a extremo e era chamado de "Doctor J", mas havia outros, como "Ice Man" (George Gervin),"Dr. Dunkenstin"(Darryl Dawkins), etc.

Incrivelmente e muito por culpa da gestão da própria liga a ABA faliu e em 1976 todas as estrelas da "mediática" ABA se transferem para a NBA. A liga que até aí se debateu com alguns problemas consegue atingir o tal destaque Nacional que vinha tentando alcançar já há alguns anos...


Na década de 80, surgem grandes jogadores como Magic, Bird mais tarde Thomas, Jordan, Wilkins, Drexler, Olajuon e Pat Ewing, estes ainda jovens mas à procura de fazer história.

A NBA explode na América e consequentemente no resto do mundo, a Liga torna-se a grande atracção desportiva dos EUA...Este vs Oeste...Bird vs Magic...Celtics vs Lakers...Táctica vs Show-time.... e o mundo cai a seus pés.

Jordan, Wilkins e Drexeler dão autênticos "shows aéreos", Magic e Bird ganham campeonatos, os media aproveitam e os adeptos querem consumir cada vez mais produtos, a publicidade, a televisão, os vídeos, a Nike, a Converse e a Reebok querem vender mais e mais...a NBA torna-se um negócio de milhões e tudo isto graças ás suas grandes estrelas!

A década de 90 é a continuação do que se iniciou nos anos 80, mas agora muito mais pensado, planeado e gerido Jordan passa a ganhar os títulos de campeão ano a pós ano, deixando apenas fugir 2 pós Rockets de Olajuon, porque se retirou por 18 meses, o que acabou por ser bom para a NBA pois quebrou a monotonia e outras estrelas tiveram hipótese de vencer títulos individuais e colectivos: Barkley, Robinson, Malone, Stockton, Payton, Kemp, Shaq e Hardaway tornam se grandes estrelas do Basquetebol mundial... Jordan regressa em 95 e a NBA brilha mais que nunca.


Hoje o que a NBA faz é tentar apanhar uma nova onda que lhe garanta que vai continuar a ser um espectáculo apetecível, mas o panorama do início da década não parecia ser o melhor...com a retirada de toda uma geração de "Super Estrelas" outras procuraram-se...surgiu Iverson, Kobe, Duncan e Garnett...a tal passagem de testemunho de que se falou no “All Star” de NY em 1998…mas o mercado parecia já estar saturado….e a NBA através do seu Marketing agressivo insiste em dizer que este ou aquele são "super estrelas"...fabricando imagens e figuras desportivas, um dos melhores exemplos foi o caso do Lebron James..."The Chosenone" (mas poderia ser outro)...isto é Marketing puro e duro...o rapaz é bom mas daí a alguém dizer que ele é o próximo Jordan..ou ainda um "Mix" de Jordan e Magic.. foi uma grande mas mesmo grande fantochada...o que a NBA buscava e busca são novos balões de O2 para poder sobreviver!

A NBA já conquistou o Mundo com todas as suas estrelas: George Miken, Cousy, Russell, Chamberlin, Dr.J, Iceman, Magic, Bird, Jordan, Pippen, Malone, Olajuon, Robinson, Barkley, Shaq, Garnett, Duncan e Iverson...tudo que surgiu depois disto são produtos manipulados "estrategicamente" para fazer dinheiro e não deixar a NBA desmoronar-se sobre a sua própria grandeza!

O mais recente produto da NBA chama-se Blake "The Great" Griffin, um atleta do mais espectacular que já vimos, mas que tem uma máquina comercial a trabalhar para si....uma das mais recentes estratégias é disputar jogos da fase regular na Europa...o próximo é entre os Nets e os Raptors em Londres.