sábado, 20 de novembro de 2010

A Equipa que mudou o Mundo



Os Harlem GlobeTrotters são a equipa desportiva mais famosa de todos os tempos, encontram-se actualmente a celebrar 85 anos de existência.

O nome Globetrotters, define bem quem foi e é esta equipa, foram e são somente os grandes responsáveis por levar o espectáculo desportivo, a tolerância racial, o Basquetebol e o sonho a todos os cantos do mundo.

Através do desporto os Globetrotters ultrapassaram barreiras raciais, sociais e politicas....isto foi sem sombra de dúvida o maior dos seus feitos.

Em termos desportivos, jogaram mais de 20 mil jogos em mais de 100 países por todo o mundo, venceram diversas equipas famosas, estabeleceram recordes de invencibilidade e assistência a jogos, derrotaram também por 2 vezes os campeões da NBA, na altura os Lakers.

Esta equipa é a grande responsável por levar a alegria e a magia do jogar, a todos os locais deste planeta....em particular aos seus maiores adeptos, as crianças....fizeram e continuam a fazer muito pelo Desporto em geral e pelo Basquetebol em particular.

Parabéns Harlem Globetrotters!

sábado, 13 de novembro de 2010

Joe Paterno, uma lenda viva



Joe Paterno ou simplesmente Joe Pa é um treinador de Futebol Americano que treina a Universidade do Estado da Pensilvânia desde 1950, como treinador principal assumiu o cargo em 1966.

Recentemente Joe Pa, com 83 anos de idade, celebrou a sua vitória nº 400 com os seus Penn State Lions, sendo desde há muitos anos o treinador de Futebol Americano mais vitorioso de sempre.

Quando questionado sobre o que o motiva para continuar a treinar depois de 61 temporadas, Joe Pa disse em tom jocoso que eles ( Penn State) lhe continuam a pagar.

Em termos financeiros Joe Pa recebe do seu salário, contracto com a Nike e outros patrocinadores cerca de 1 milhão de dólares por ano.....logicamente que não é o dinheiro que o motiva, mas sim o gosto pela sua profissão e por competir ao mais alto nível....se não lhe pagassem era bem provável que ele treinasse na mesma, nem que fosse uma das equipas da escola dos seus netos.

No entanto é também de salientar que ele rejeitou em tempos diversos contractos das equipas da NFL e de outras Universidades Americanas....manteve-se fiel aos seus Penn State Nittany Lions e estes agradeceram com diversas homenagens em vida, desde estátuas a bibliotecas com o seu nome, caso para dizer que Joe Pa é uma lenda viva e que atingiu a imortalidade através do seu amado Football.

Joe Pa um exemplo para todos nós.....

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Bolsa de Investigação em Ciências do Desporto


Cargo/posição/bolsa:
Bolsa de Investigação

Referência: PTDC/DES/098693/2008

Área científica genérica: Ciências do Desporto

Área científica específica: Jogos Desportivos Colectivos

Resumo do anúncio:

Bolsa de Investigação no âmbito do projecto PTDC/DES/098693/2008, designado por Avaliação do treino e da competição em jogos desportivos colectivos. Agregação da análise táctica, carga externa e interna.

Texto do anúncio

Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação no âmbito do Projecto PTDC/DES/098693/2008, designado por "Avaliação do treino e da competição em jogos desportivos colectivos. Agregação da análise táctica, carga externa e interna. financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia", nas seguintes condições:
1. Duração e Regime de Actividade: Duração de 36 meses, com início previsto para Dezembro de 2010, em regime de exclusividade, conforme regulamento de Formação Avançada de Recursos Humanos da FCT (http://www.fct.mctes.pt/pt/apoios/formacao/ambitoprojectos).

2. Objecto de Actividade: A bolsa terá como finalidade: i) proceder a recolhas de dados de indicadores tácticos, fisiológicos e biomecânicos em equipas de futebol e rugby; ii) criar uma base de dados normativos com os resultados obtidos; iii) realizar tratamento dos resultados e iv) produzir relatórios do trabalho realizado.

3. Orientação Científica: Estará a cargo do Prof. António Jaime da Eira Sampaio

4. Formação Académica: Mestre em Ciências do Desporto ou áreas afins.

5. Remuneração: De acordo com as tabelas em vigor. A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.

6. Documentos de Candidatura: As candidaturas deverão ser formalizadas através de requerimento dirigido ao Prof. António Jaime da Eira Sampaio, acompanhadas de curriculum vitae detalhado e assinado, fotocópia do certificado de habilitações e fotocópia do Bilhete de Identidade.
Toda a informação deverá ser enviada em formato digital para: Prof. António Jaime da Eira Sampaio através do e-mail ajaime@utad.pt.

7. Indicar data de início e de conclusão do prazo do Concurso: O período de candidaturas decorrerá de 5 de Novembro a 20 de Novembro de 2010.

8. São condições obrigatórias: Experiência em treino e investigação aplicada aos Jogos Desportivos Colectivos.

9. Júri: O júri responsável pela selecção será constituído por: António Jaime da Eira Sampaio (Professor Associado com Agregação), Victor Manuel de Oliveira Maçãs (Professor Auxiliar) e Nuno Miguel Correia Leite (Professor Auxiliar).

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 25 de Outubro de 2010
(Prof. Doutor António Jaime da Eira Sampaio)



Número de vagas: 1

Tipo de contrato: A definir

País: Portugal

Localidade: Vila Real

Instituição de acolhimento: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro


Data limite de candidatura: 20 Novembro

Mais informação aqui


(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)