terça-feira, 24 de junho de 2008

Tecnologia no desporto...



A Speedo lançou um fato de banho que bateu 36 records em 6 meses...alta tecnologia vinda da Nasa, o problema é que os nadadores da arena, diana, mizuno etc..não querem nadar nos olímpicos sem um fato Speedo...e agora?!

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Guus Hiddink a mente brilhante….


Independentemente do que possa suceder no Euro 2008, Guus Hiddink provou mais uma vez que é um dos maiores cérebros do futebol actual….
O “esborrachar da laranja” provocado por Hiddink no jogo Rússia vs Holanda foi de uma evidência incrível…a Rússia simplesmente não deixou jogar a Holanda…e o mérito é claramente do estratega e pensador Holandês que lidera a selecção da Rússia.

Curiosa foi a declaração de Guus antes do Jogo: “Espero este ano ser eleito o melhor treinador holandês”…isto pode ser traduzido da seguinte forma: eu sei muito bem como bater a Holanda e o seu treinador actual…

Van Basten um grande jogador do passado, após este jogo levou para casa uma grande lição para estudar…tal como a carta de despedimento.
Na minha humilde perspectiva Marco Van Basten não tem ainda as “skills” necessárias para treinar uma selecção do nível da Holandesa.

Mas a verdade é que alguns treinadores tem que lutar e atingir grandes feitos, para chegar a cargos de topo, outros, como foram atletas fantásticos tem os “tachos” garantidos, mesmo numa Federação que trabalha de forma tão rigorosa como a Holandesa.

O percurso de Hiddink é fantástico…tem conseguído fazer de selecções pouco capazes equipas fantásticas que tem batido colossos do futebol mundial.
Um pormenor deliciosos foi que em na altura que Guus treinava a Austrália, acumulava também o cargo de treinador de Clube no PSV…

Actualmente Guus tem um blog na net: http://www.sports.ru/blog/hiddink/…pena ser em Russo…lol

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Lakers vs Celtics...a Eterna Rivalidade


21 anos depois repetem-se as "finals" entre duas das mais galardoadas organizações desportivas da NBA. Bem ao estilo da minha infância as finais da NBA são entre os Celtics vs Lakers...não há as "mega estrelas" dos 80's como Magic ou Bird, mas existem outros jogadores com muito talento, esta parece ser a chave do sucesso da NBA, os seus Grandes Atletas.
Podem ter hoje fim as finais da NBA, caso os Celtics vençam a formação dos Lakers, caso isso não aconteça irá ser disputado o 7 jogo no dia 19 de Junho.
Ninguém sabe o que poderá acontecer mas os Celtics jogam em casa e deixar empatar a série aos Lakers depois de terem estado a vencer 3-1 em jogos, pode se tornar um grave problema no caminho para aquele que seria o 17 titulo dos verdes de Boston. Neste momento o jogo encontra-se 43 - 29 favorável a Boston.

domingo, 15 de junho de 2008

The Greatest....Muhammad Ali



Não necessita de grandes apresentações, Muhammad Ali foi eleito o "maior atleta do século XX" pela Sports Ilustrated...como ele próprio dizia: " Im the Greatest"..e foi..
Um atleta mítico e uma personalidade incontornável na história universal..tal como ele próprio gritou aos microfones da TV no ano de 1964, apenas com 22 anos: "I Shook up the World"...

Ali transformou um desporto brutal e sem grande piada, num espectáculo dentro e fora dos ringues, este Grande Sr mudou o Boxe para sempre e levou o espectáculo desportivo e o seu nome aos 4 cantos do mundo...

sábado, 14 de junho de 2008

Os "Valores" da Corrupção Desportiva……..


O “Modelo Europeu de Desporto” tem por base uma estrutura piramidal, onde o acesso a patamares superiores de competição se processa através de um sistema de subidas e descidas de divisão. (No caso do futebol: regional, 3º divisão, 2º divisão, 2º liga, 1º liga, taça uefa, champions league).

Este modelo é propício a que situações de corrupção, a nível dos resultados desportivos, aconteçam, simplesmente porque todos querem subir e ninguém quer descer.

Por isso é que recentemente aconteceu, que nos jogos que decidiam as subidas e as descidas das diversas divisões em Portugal vários foram os que corromperam e foram corrompidos…
Claramente isto só acontece porque os árbitros, os atletas, os treinadores e os dirigentes não têm ética…não tem formação desportiva, não tem "valores" para desempenharem as funções que desempenham…e o próprio "Modelo Europeu" é propício a que se tente corromper a todo custo, para evitar que não se suba ou se desça de divisão.

Mas estas pessoas (os corruptos), não andam no desporto para contribuírem para a valorização do desporto, estas pessoas não sabem que o desporto é uma área nobre e que merece respeito, porque antes de sequer existir Jesus Cristo …já existia o Desporto, curiosamente também existia a corrupção…pois em troca de dinheiro alguns humanos fazem tudo…tal como fez judas.

É triste ouvir dizer o que árbitros e equipes inteiras foram pagas para sofrer golos e calar a boca depois do jogo …

Que valores tem afinal este desporto ….e principalmente estas pessoas, estas instituições que vivem em parte à custa de dinheiros públicos, que fazem manobras para sugar fundos e que gastam aquilo que vai fazer falta ás gerações vindouras.

Por isso é que muita gente “gravita” em redor do fenómeno desportivo, não porque perceba alguma coisa de desporto, ou que queira efectivamente contribuir para o desenvolvimento do desporto, mas simplesmente porque o desporto "gera" de uma forma ou de outra dinheiro e estatuto social….
Muitos gozam do "estatuto de pseudo-heróis"…mas pode ser que um dia venham a "arder na fogueira" tal e qual como acontecia no tempo da inquisição!
Porque hoje, na minha humilde opinião, o desporto substituiu o lugar que a igreja ocupava nos tempos da idade média….um dia a caça ás bruxas vai voltar…se não é que já se iniciou!?!

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Instalações desportivas multi-funcionais



Pois é...quando se constrói uma instalação multi-funcional, temos a vida facilitada no que diz respeito aos eventos que podemos acolher.

Foi o caso desta instalação desportiva australiana chamada "Rod Laver Arena" que foi construída em 1988 e integra o espaço Melbourn Park.
Esta instalação tem capacidade para cerca de 15 mil pessoas e é bastante conhecida porque foi uma das primeiras a ter um tecto retráctil, este, abre e fecha em 15 a 20 minutos.
Já recebeu diversos eventos, entre estes destaco: o Australian Open em ténis, Jogos de Basquetebol, Concertos, Moto-cross etc... em 2007 acolheu os mundiais de Natação.

Isto demonstra o quanto andamos atrasados, neste nosso Portugal!

Já há 20 anos que os Australianos construíam instalações multi-funções com tectos retracteis e nós, 20 anos depois, construímos instalações com "nomes semelhantes" mas que de funcionais tem muito pouco, caso do "mega pavilhão multiusos" que recentemente recebeu a feira do pecado!lol

Em Lisboa o Pavilhão Atlântico é uma bela instalação multi-funções, é sem dúvida uma das melhores da Europa, mas as restantes "pequenas imitações" existentes em Portugal são uma boa nódoa...lol