quinta-feira, 29 de maio de 2008

Premier League no Topo


A Premier League e os Clubes que fazem parte da mesma, são actualmente, segundo um relatório da Deloitte, a Liga e os Clubes que mais receitas geram nas 3 principais fontes de receitas: Jogo, Transmissões Televisivas e Receitas Comerciais.

O relatório anual elaborado conclui que a Premier League e os seus Clubes aumentaram significativamente as suas receitas da época 2006/2007 para a época 2007/2008.

Sendo que os 20 Clubes que compõem a "PL" obtiveram na época 2006/2007 mais de 1.5 Biliões de Libras de receitas, mas no que diz respeito à corrente época, a empresa que elaborou o relatório, diz que a Premier League e os seus Clubes geraram receitas na ordem dos 1.9 Biliões de Libras.

Este facto atira a Premier League para o Topo do ranking das ligas com maior produção de Capital, o que faz com que jogar/treinar em Inglaterra se torne cada vez mais apetecível para qualquer técnico ou jogador…

Graças a estas receitas a Premier Legue consegue atrair os melhores para o seu "espaço de intervenção" e assim produzir o melhor espectáculo futebolístico do planeta.

quarta-feira, 28 de maio de 2008

José Tv Show




Já existe desde Dezembro de 2007, é algo tipo "contra informação" mas na versão da Premier League, este programa humorístico é um espectáculo ainda melhor do que a Premier League Original....o Special One é o apresentador do seu próprio programa televisivo...é de morrer a rir...este vídeo é o primeiro de todos mas existem outros ainda melhores... mais informação em: http://www.setanta.com ou no youtube...and "never forget ..Be Champions.."..lol

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Directores Desportivos e o Sucesso....


O sucesso de um clube de futebol não depende seguramente dos caprichos megalómanos de um presidente mais ou menos autocrático, das opiniões de um grupo de personalidades mais ou menos preocupadas, ou das decisões de alto risco de um qualquer treinador mais ou menos carismático. Claro que também não está nas entradas e saídas de administradores mais ou menos ligados ao clube ou, no perfil de qualquer director desportivo mais ou menos diplomado na academia ou na escola da vida como agora parece estar na moda advogar. Assim sendo, não chega ter uma fortuna de alguns milhões de euros num paraíso fiscal, conhecer o “cheiro do balneário” de diversos clubes, proclamar uma fidelidade eterna ao emblema amado, ou possuir uma meia dúzia de diplomas universitários pendurados na parede, para garantir aos apaniguados as vitórias que eles tanto desejam.


O sucesso de um clube resulta de um conjunto de decisões interdependentes do ponto de vista desportivo, social, económico e financeiro, realizadas em função das particularidades do clube em si e do quadro extra-desportivo que o condiciona. Quer dizer, o sucesso do clube depende da capacidade de racionalizar as escolhas que em matéria de política desportiva hão-de preencher o vazio entre a situação desportiva existente e aquela que se deseja atingir. A não ser assim, qualquer director desportivo, tal como hoje muitos treinadores, acabará pateticamente a falar do vazio que é o clube.


Em conformidade, a política desportiva de um clube deve estar sustentada numa verdadeira gestão do conhecimento que, desde o departamento de formação até à direcção, passando pelos diversos departamentos da linha, da tecnoestrutura e da logística, garanta que, a partir do plano global que traduz a estratégia do clube, tudo se projecte com efeitos sinergísticos naquilo que é o seu “core business”, quer dizer, a produção da equipa principal. A gestão do conhecimento corporiza todo um conjunto de atitudes, comportamentos e práticas conducentes ao apuramento dos mais diversos dados que, uma vez tratados, são transformados em informação que, depois de integrada pelos vários especialistas num projecto comum, produz o conhecimento que deve sustentar os processos de tomada de decisão. Esta constatação, leva-nos a considerar que os clubes de sucesso são geralmente entidades aprendentes capazes de produzir e gerir conhecimento.


O problema é que, salvo raras excepções, os clubes aprendem muito pouco. Na realidade, a cultura dos clubes está ligada ao curto prazo, ao provisório, à moda, aos mais diversos lóbis, à gestão por impulsos e ao desenrascanso. Em conformidade, é raro da parte dos seus presidentes, assistirmos a um discurso simples e claro, sustentado num credo, numa visão e numa missão consubstanciada em projectos idealizados não só para responder ao curto prazo como, também, para resolver as questões que se colocam no tempo longo, independentemente das circunstâncias que caracterizam o ambiente de competição exclusiva que é o do futebol das ligas.


Entretanto, perante o estado de desespero organizacional em que se encontram alguns clubes, de há uns anos a esta parte, a figura do director desportivo tem vindo a ser atirada para os mídia, como se fosse a pedra filosofal que resolverá todos os problemas. Contudo, nenhum director desportivo resolverá seja o que for, na medida em que qualquer clube só integrará soluções de futuro a partir do momento em que tiver resolvido os problemas do presente. Só por si, um director desportivo, no quadro actual de funcionamento da maioria dos clubes portugueses, com grande probabilidade, acabará por ser mais um foco de problemas na medida em que ou vai repetir e multiplicar os problemas criados pelo presidente, ou entra em conflito com o próprio presidente. Porque, salvo raras excepções, o maior problema que os clubes têm são os respectivos presidentes. Não por eles em si, mas pela cultura de gestão que os envolve e que eles, não querem, não podem ou não são capazes ultrapassar.


Por: Gustavo Pires in Semanário Transmontano - Edição de 01-02-2008.

OSCAR PISTORIUS VENCE!



Pois é..nem sempre os estudos cientificos são suficientemente conclusivos para retirar a vontade, a força de lutar a um ser humano...contra tudo e contra todos Oscar Pistorius lutou pelo seu direito a participar nas provas tuteladas pela IAAF...mesmo depois de esta (IAAF) ter encomentado um estudo a uma das melhores universidades de desporto da europa ( UNVS Colónia), que segundo li, dizia que ele era 25% mais eficiente que um velocista com pernas.
O tribunal arbitral do desporto deu razão a Oscar e agora ele vai tentar fazer os minimos para participar nos Jogos Olimpicos de Pequim.
A Conclusão a que o tribunal arbitral do desporto chegou foi que: "o estudo não provava que o uso das proteses da vantagem ao atleta".
É de salientar que Oscar contrataou uma das melhores empresas de advogados do mundo para o defender....

Seja como for...Oscar Pistorius... é um Lutador e um vencedor....

Tal como diz no video publicitário: " Esta é a minha arma...esta é a minha maneira de Lutar"



domingo, 25 de maio de 2008

Man United a "Máquina Registadora"


Em Janeiro de 2008 o Man United publicou os resultados financeiros do ano de 2007, os quais apontavam para um "turn-over" de 200 milhões de libras, foi um "Record" até então...Com a conquista da "Champions League 08" o Man U, segundo o "Jornal Desportivo Record", recebeu 127,5 milhões de euros.

Não sou muito bom em matemática, mas dá para perceber que o "Record financeiro" da época de 2007 vai ser batido em 2008....caso para dizer que o United é uma autentica "Máquina Registadora".

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Nunca vi DEUS... mas Já vi o Michael Jordan!



Senhoras e Senhores...meninas e meninos, como hoje é dia 23 resolvi apresentar a vossas excelências, na rubrica "atletas míticos" simplesmente o mais famoso nº 23 da história do Desporto... Micheal "air" Jordan!

Possivelmente um dos poucos atletas que possui o estatuto de "Semi-Deus" ...um dos poucos atletas que no decorrer do seu percurso desportivo teve direito a uma estátua no United Center em Chicago, equipa ( Chicago Bulls) com a qual conquistou 6 campeonatos da NBA...o Mito em pessoa ...Mike..."Air" ...Jordan...o individuo que deu origem a uma marca desportiva ( Air Jordan)...impulsionou a industria desportiva...e foi anos a fio o atleta mais bem pago do mundo do desporto.

O seu feito principal foi ajudar no desenvolvimento do próprio desporto que praticava, com Mike..o Basquetebol chegou a patamares nunca antes vistos.....

quarta-feira, 21 de maio de 2008

A Brilhante Ideia da Nike!



Esta é a Publicidade mais recente da Nike para o Futebol, acho que esta foi uma daquelas ideias brilhantes..lol..

O Spot é espetacular e deixa-nos a pensar?! De que Jogador são os olhos através do qual nós prespectivamos o jogo?!(eu penso que sei..e vocês será que sabem??)...lol ...o Problema é que o Jogador que todos nós pensamos, é afinal um "contratado" da adidas...e agora?! Pois é?! Os senhores da Nike fizeram-nos uma maldade...lol

O "white guy", marcador de livres do Arsenal, que marca alguns golos de belo efeito e joga na selecção Holandesa...é o RVP#11 ..afinal o jogador da Publicidade não existe, apesar de ter o #45 nos calções.....

Oh...isto é Publicidade enganosa!!lol

domingo, 18 de maio de 2008

40 anos depois....



Em 1968 o meu Pai tinha 8 anos de idade, Portugal era um Regime e combatia nas colónias, os EUA que tanto defendiam a libertação das colónias em África descriminavam os Afro-americanos mas recrutavam-nos para lutar nos seus exércitos no Vietname.

Muitos anos depois do momento histórico documentado na foto, vi eu ainda em criança, estas imagens...e a verdade é que fiquei com "pele de galinha" mesmo não percebendo muito bem o contexto do sucedido no já longe ano de 68.

Actualmente a minha percepção da "cabeça baixa, do punho erguido, da luva preta e das meias pretas" é mais elaborada mas o sentimento é idêntico...fico arrepiado só de ver um Atleta a receber uma medalha de Ouro Olímpica e perante o olhar do Mundo, manifesta o seu descontentamento para com a politica de um país relativamente ao direitos civis dos cidadãos Afro-americanos....o Desporto foi em tempos um veiculo de intervenção politica muito eficaz...possivelmente nos dias que correm ninguém teria a coragem para fazer o que Tommy Smith e John Carlos fizeram..foram uns heróis "dentro e fora do estádio"..por isso mesmo vão ficar imortalizados.

sábado, 17 de maio de 2008

A Chave do Sucesso...Treino individual!


Red Auerbach e Pete Maravich dois grandes senhores do Basquetebol Mundial, entretanto já falecidos, dão-nos neste vídeo uma aula sobre manejo de bola...o trabalho individual e árduo parece ser a chave do sucesso dos grandes atletas.
Tal como é referido no vídeo, este tipo de trabalho ajuda muito no desenvolvimento da coordenação, principalmente enquanto se está a crescer e dentro das chamadas "fases sensiveis".

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Seminário em Ciências do Desporto - Bragança



No dia 14 de Maio vai decorrer o IV Seminário em Ciências do Desporto da
ESE-Instituto Politécnico de Bragança.

Este evento deve ser entendido pelos alunos da instituição com um dia de aulas diferente onde serão apresentadas as linhas de investigação que estão a decorrer no âmbito dos cursos leccionados na Escola e no Departamento de Desporto da Ese-IPB.
Para todos os outros Extra "comunidade Académica de Bragança" será uma oportunidade de adquirir formação sobre várias temáticas da área das Ciências do Desporto, tal como um espaço de convívio entre alunos e Ex-alunos das Licenciaturas em Ciências do Desporto e Ed. Fisíca.

Para mais Informação consultar: http://www.desporto.ese.ipb.pt

Oportunidade de Trabalho - Futebol


A Associação Sport Lisboa e Geração com sede em Lagoa procura para a época desportiva 2008/2009 dois treinadores para as suas escolas de futebol.Os nossos atletas tem entre os 8 e os 13 anos e competimos anualmente e regularmente nos campeonatos organizados pela Associação de Futebol do Algarve.

Os treinos realizam-se diariamente no campo do Estombarense.

Procuramos jovens dinamicos e interessados em continuar com o nosso projecto. A disponibilidade irá ser certamente um factor a ter em conta para conseguir continuar com esta formação.


Contactos:

Fernando Guerreiro-Presidente/Direcção-919367452
Luís-----------Departamento desportivo-919714437
Angelo-----Departamento/Markting--916194110
Saudações Desportivas

Oportunidade de trabalho - Futebol


O Beira Mar Atlético Clube de Almada, clube da margem sul do Rio Tejo, procura para os seus quadros Técnicos de Futebol (sete) e Futsal que queiram abraçar o seu projecto.
Podem contactar Paulo Santos pelo e-mail pfrsantos@hotmail.com ou pelo Telemovel 966371801.

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Formação no Campus Universitário de Almada



A pedido de um visitante deste blog com ligações a "Academia de Almada" aqui deixo o Flyer relativo ao Simpósio que irá ocorrer nos dias 8 e 9 de Maio de 2008... é só "clikar" na imagem para ver o conteúdo.


O Campus Universitário de Almada organiza, nos dias 8 e 9 de Maio, um Simpósio subordinado ao tema: "Eventos Desportivos e Investigação em Ciências Sociais"


para mais informações contacte:
http://www.facinlab.com/simposio.htm
ou
http://www.ipiaget.org/