domingo, 10 de fevereiro de 2008

Premier League copia a estratégia da NBA


Que a NBA é a liga desportiva mais bem sucedida do mundo já toda a gente sabe, que a estratégia usada pela NBA anda a ser copiada por outras ligas desportivas, só alguns tem capacidade para interpretar este facto.

Mas a verdade é que isto tem vindo a acontecer, particularmente na liga inglesa, possivelmente será por influência de muitos gestores da escola americana trabalharam em clubes da Premier League.

Primeiro, nos anos 90, foi a ideia dos nomes nas camisolas e os números personalizados, depois a liga de futebol como uma marca, a qualidade dos técnicos, executantes e por consequência a qualidade do próprio espectáculo como factor primordial de sucesso, o espectáculo desportivo para as famílias, mais tarde surgiram as digressões há Ásia e agora os jogos espalhados pelo globo.

Desde há muito que me apercebi que a Premier League adopta "estratégias de Marketing" usadas e experimentadas vários anos antes pela NBA.

Na minha opinião e graças a estas "estratégias" a Premier League cresceu e actualmente está para o futebol tal como a NBA está para o basket…..são sem dúvida o expoente máximo da modalidade.

De salientar que os europeus têm andado a "reboque" dos americanos, curioso é também o facto do actual presidente da Uefa achar que a ideia adoptada pelos ingleses não vai ter sucesso.

Deixo aqui uma mensagem ao sr. Michael Platini....claro que esta "ideia" resulta pois a NBA já testou esta "ideia" centenas de vezes e sempre com grande sucesso, se resulta com o basket mais facilmente resulta com o jogo do povo...o futebol...o sr. Michael devia andar mais atento à realidade do fenómeno desportivo global!lol

sábado, 9 de fevereiro de 2008

Freddy Adu distinguido pela Forbes!


A revista Norte Americana Forbes distinguiu recentemente 10 jovens talentos, entre vários desportistas jovens destaca-se o Freddy Adu, jovem futebolista que actua em Portugal no Benfica.

Adu nasceu no Gana e emigrou para os Estados Unidos com 8 anos, neste país desenvolveu as suas capacidades como futebolista. Aos 10 anos foi distinguido como MVP no “U.S. Olympic Development Program's tournament”, Adu foi um excelente aluno no ensino secundário e terminou este ciclo de estudos 3 anos mais cedo do que o normal e com média A.

Depois de terminar o “liceu” Freddy assinou um contracto de 4 anos com o DC United da MLS.
Esteve a experiência no Man United mas não ficou segundo consta devido a falta de licença de trabalho, o Benfica contratou este jovem talento da selecção Norte Americana, no entanto apesar de ter talento Freddy passa mais tempo no banco do que a jogar, mesmo assim tem uma média surpreendente de golos para quem costuma jogar 15 minutos por jogo.

Este miúdo é especial….possivelmente está é no país errado!! lol

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Shaq nos PHX Suns


Shaq O'neal uma das Lendas do Basquetebol Mundial, um dos Jogadores mais desejados de sempre... mudou de equipa, transferindo-se de Miami para Phoenix.
Este negócio como não podia deixar de ser envolve muito dinheiro e jogadores, um deles Shawn Marion "the Matrix".

Na minha humilde opinião Phoenix fez uma boa aposta, quer em termos comerciais, quer em termos desportivos pois a experiência de Shaq vem dar suporte ao bom trabalho que se tem realizado em Phoenix...Shaq vai receber cerca de 15 milhoes de euros por época.

50º Aniversário dos "Busby Babes"


A 6 de Fevereiro de 1958 deu-se uma das grandes tragédias da história do futebol. O Man United regressava a Inglaterra no voo 609 da British Airways, a bordo de um bimotor, sob condições climatéricas adversas e com problemas num dos motores.

Pouco depois de ter levantar voo, após duas tentativas abortadas devido à neve na pista e à fraca visibilidade, o motor incendeia-se e o avião cai nos arredores de Munique.

Morrem de imediato sete jogadores: Roger Byrne, Eddie Colman, Mark Jones, David Pegg, Tommy Taylos, Liam Welan, Greoffrey Bent. Duncan Edwards falece 15 dias depois.
Além de Bobby Charlton, fintam a morte Bill Foulkes, Harry Gregg, Ken Morgans e Albert Scanlon, Johnny Berry, Jackie Blanchflower, Dennis Viollet, Ray Wood e George Best.
No total, entre jogadores, dirigentes, jornalistas, tripulação e adeptos que seguiam a bordo, o acidente fez 23 vítimas.

Depois do trágico acidente, o então emergente clube inglês mergulha numa crise, emocional e desportiva, da qual só viria a sair com a conquista da Taça dos Campeões Europeus de 1968, com uma vitória na final sobre o Benfica de Eusébio por 4-1.

Sem alguns dos "Busby Babes" - como eram na altura apelidados – Sir Matt Busby (treinador mitico do United) é obrigado a recorrer aos jogadores jovens do clube. Depois disto, a equipa vence apenas mais um jogo no campeonato inglês até ao final da época, na qual atinge, de forma surpreendente, a final da Taça de Inglaterra.

Actualmente, 50 anos depois da tragédia dos "Busby Babes" o Man United é uma das organizações desportivas mais poderosas do mundo.

O "Teatro dos Sonhos" (old traford) é um "estádio assombrado" pelos fantasmas dos "Busby Babes"...por isso é que tão dificil ir lá ganhar!!

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

El rei D. Carlos, o primeiro “sportman” português


Segundo o Professor Gustavo Pires, na sua página do FOP*, El Rei D. Carlos foi um reconhecido praticante e dirigente desportivo, muito empenhado na causa do desporto, pelo que, bastas vezes, emprestou a sua figura de monarca a diversas organizações e eventos desportivos. Foi Presidente Honorário de várias agremiações entre as quais a União dos Atiradores Civis Portugueses fundada em 16 de Novembro de 1893 e a União Velocipédica Portuguesa fundada a 14 de Dezembro de 1899.

A D.Carlos ficou-se a dever a institucionalização do Olimpismo em Portugal, o que permitiu que posteriormente viesse a se fundado o Comité Olímpico Português. Foi também D. Carlos que indicou a Pierre de Coubertin o primeiro representante em Portugal do Comité Olímpico Internacional. Na realidade foi o monarca português quem indicou a Coubertin o nome do Dr. Lencastre para representar em Portugal os interesses do Comité Olímpico Internacional. A 9 de Junho de 1906 António Lencastre que era médico da corte escreveu a Pierre de Coubertin, uma carta de aceitação para o cargo.

Na minha humilde opinião já não se fazem governantes como antigamente….lol

*FOP – fórum olímpico português disponível no endereço: www.forumolimpico.org

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

O Gasol está caro!!


Os LA Lakers adquiriram hoje o “power forward & super center” Pau Gasol dos Memphis num negócio que envolveu mais 2 jogadores.

Gasol tem um contrato de 3 anos e 50 milhões de dólares, actualmente com 19 pontos de média e 9 ressaltos por jogo…Pau Gasol é um All-Star e um dos maiores jogadores europeus.

Depois deste negócio percebo porque é que se anda por aí a dizer que o "Gasol" está caro! lol