sábado, 29 de dezembro de 2007

Lituânia...uma grande potência do Basquetebol



O Basquetebol na Lituânia é uma autentica religião, algo que só é comparavel ao que acontece com o futebol no resto da europa...este país que é independente desde 1991 é uma das grandes potências do basquetebol mundial, curiosamente tem menos de 4 milhões de habitantes.
Curioso é também o facto de existir neste país um monumento dedicado á modalidade.

Realmente o desporto é um fenómeno cultural....

quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Manchester United e o seu novo record!


O Man United irá apresentar brevemente os resultados financeiros do ano de 2007, os quais apontam para receitas financeiras na ordem dos 200 milhões de libras.
No ano de 2006 0 Man United teve um "turnover" de 167.75 milhões de libras e um lucro de 46.25 milhões.
O record em termos de "turnover" estava anteriormente situado nos 174 milhões de libras....

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Fc Porto – O Porquê de tantas vitórias?



A resposta a esta questão é tudo menos fácil, pois para se saber o porquê do sucesso organizacional de um clube era necessário estar lá dentro durante algum tempo e analisar profundamente os processos de trabalho, política, estratégias, capacidade dos seus recursos humanos e equipas de trabalho.

Infelizmente não tenho acesso a esses dados, mas periodicamente tenho tido a oportunidade de conviver com alguns responsáveis e técnicos desta organização.

Verifico que existe um grande profissionalismo dentro desta organização, existe um grande rigor a todos os níveis, uma grande identificação com a organização por parte de quem lá trabalha, existe claramente uma cultura.
A identificação de uma região com o seu clube mais significativo também ajuda, claramente o Fc Porto é o Clube do Norte, um facto muito parecido com o que acontece com o Fc Barcelona e a região da Catalunha.

O sucesso desta organização é claramente fruto da qualidade dos seus rh´s…e da estrutura e politica que os orienta.

O sucesso a meu ver constrói-se….não é sorte nem é uma “receita de culinária”.

Curiosamente o FCP e seus responsáveis ou ex-responsáveis não lançam livros de“receitas” para o sucesso, contrariamente aos seus rivais….que pelos vistos tem sido muito bem sucedidos graças as “receitas de culinária” que orientam as suas organizações. lol

Ps: tinha que mandar a minha piada á bíblia da gestão desportiva, lançada por o trio de gestores de topo liderado pelo “Manager Veiga”.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Números para pensar:



Portugal é actualmente a 8ª federação no ranking da FIFA.
A Holanda é a 9ª do Ranking.
Portugal tem134 mil Federados na FPF segundo dados de 2006 .
Holanda ultrapassou em 1978 o número de 1 milhão de atletas federados, em 2007 ultrapassa 1.1 milhões...

As minhas humildes reflexões sobre estes números:

Portugal apesar do que se escreve e diz na comunicação social está em relação ao futebol a “ultrapassar um estado de graça”...possivelmente a melhor fase do seu ciclo de vida.

A “pirâmide do Futebol português” relativamente á sua base é muito pequena, logo a longo prazo Portugal vai ter graves problemas no que diz respeito ao aparecimento de talentos que possam ascender ao topo (elite).....(daí que já se tenha naturalizado 2 atletas brasileiros num curto espaço de tempo)..., o alarme já soou á algum tempo, conseguirá alguém manter Portugal no topo do ranking utilizando apenas talentos nacionais??! Eu não acredito, visto a nossa amada “casa” não ter alicerces.

Mas isto é só uma reflexão....não é uma tese...tal como tudo que eu aqui publico e alguém diz não compreender!?!

sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Curling ….”o jogo das vassouras”!!lol













É com alguma curiosidade que atentamente observo os jogos de Curling que passam na Eurosport….é uma modalidade desportiva que atrai a minha atenção não pelo espectáculo e dinâmica do jogo, mas porque é uma modalidade que culturalmente me é estranha.

A verdade é que o desporto é um fenómeno cultural, o Curling parece uma modalidade estranha para os latinos, mas para os anglo-saxónicos, nórdicos e outros povos não o é, pois nos países do Norte da Europa, Canadá, EUA, Republica Checa e mais uns quantos países onde existe”gelo” durante grande parte do ano, esta modalidade parece ser praticada por muita gente.

Actualmente o Curling é uma das modalidades que integra as modalidades olímpicas dos Jogos de Inverno, possivelmente não será uma modalidade muito praticada por crianças devido ao seu pouco dinamismo… mas aparentemente têm muitas características que a tornam potencialmente muito bem sucedida entre o segmento dos adultos e dos seniores.

Visto isto, e em jeito de conclusão…conclui-se que:

Com o ritmo a que a população está a envelhecer, com os problemas ambientais que o nosso planeta parece vir a ter que enfrentar….e com algumas previsões a apontarem para uma “nova era glaciar” penso que o Curling ainda vai dar que falar neste nosso Portugal…lol….particularmente quando a nossa Delegação de “varredores reformados”…participar nos JO de Inverno de 2100…lol

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Como encher Recintos Desportivos?!



Eis a Fórmula Mágica, vinda directamente dos “STATES”, para encher Estádios, Pavilhões e outros espaços onde o espectáculo desportivo tenha lugar….
Espero que as organizações que gerem o desporto português tenham este post em conta e passem a delinear estratégias de marketing que tenham por base algumas necessidades do Homem…lol

Basicamente esta estratégia dos ROCKETS parece assentar em 3 grandes necessidades do Homem: Comer, Beber e ….Ver Gajas!!lol


Depois disto o slogan “Só eu sei…porque não fico em casa” passará a fazer algum sentido!!!lol…lol…lol