terça-feira, 23 de outubro de 2007

Homo Sapiens Sapiens...1% diferente....100% transcendente


Desde a descoberta do ADN que a noção de nós próprios, enquanto seres humanos, se tem vindo a alterar a uma velocidade vertiginosa.

Segundo R. Garcia, Prof. Catedrático da UP, a diferença entre um ser Humano e alguns animais varia entre 1 e 2 %, segundo este mesmo autor, por vezes essas diferenças chegam muitas vezes a se inferiores a 1% ...

Já á uns anos atrás que nos foi demonstrado por Galileu e Copérnico que “nós” não estávamos no centro do universo, Freud veio dar um "contributo significativo" para a nossa auto-estima dizendo que... afinal “nós” seres racionais...por vezes nos comportávamos de forma irracional, agora aparece um investigador de renome a dizer que afinal...nós... não somos assim tão diferentes de certos animais! Bem...visto isto, a nossa auto-estima não pode estar mais lá no fundo...o que virá a seguir...?!?!lol

Mas segundo o mesmo autor, o curioso é que esse 1%....faz toda a diferença, pois apesar de 1% nem sequer ser estatisticamente significativo, é este 1% que permite que se pinte um quadro, se construa uma catedral, se componha uma sinfonia, se faça um hat-trick...ou se bata um record mundial de velocidade.

É este 1% que permite configurar “gestos animalescos” como correr, saltar, lutar e arremessar em movimentos de técnica desportiva , algo única e exclusivamente humano.
São estes gestos, aos quais é atribuído significado humano, que fazem com que este ser 1% diferente....se TRANSCENDA e alcance o seu lugar ao lado dos Deuses do Olimpo.

domingo, 21 de outubro de 2007

Desafio aos visitantes deste blog!!



A UEFA criou recentemente umas "iniciativas publicitárias", onde os seu mais famosos craques são sujeitos a desafios...exercicios..e explicações sobre este ou aquele promenor do seu jogo, algo que serve de entretenimento para os fans desses mesmos craques. Podem saber e ver mais sobre este assunto em UEFA.com.

O MEU DESAFIO AOS LEITORES DESTE BLOG É TENTAREM FAZER MELHOR QUE O "PIRLO"..6/10..NESTE EXERCICIO..Só são 60%...lol

Ps: eu consegui 1 em 100...not bad 4 a ex-basket player..lol

sábado, 20 de outubro de 2007

"Fresh" International Sport News....Real Madrid and TBZ



Real Madrid and TBZ have signed an agreement for the management of the club’s licensed merchandise throughout Europe.

The president of TBZ, said that "representing one of the biggest brands in the world was a strategic step in the policy of internationalisation of our company."

TBZ President added that the major objective of the company would be to ensure that Real Madrid had merchandising of a quality commensurate with the club’s size.

Portuguese company TBZ specilaises in the management of integrated merchandising programmes for national and international brands in sport, including Portugal's three biggest football clubs, entertainment, TV and film.

The company also develops and implements licensing strategies, promotion, distribution and store management. No financial details were released and no details were given about the length of the deal.


Portuguese Company....(ah pois é)!!

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Sk8bording...it´s not a crime?!?!


Skate...ou simplesmente “Sk8”.....é um dos desportos que mais cresceu em menos tempo.

"Movimento contra cultura" proveniente da costa oeste dos Eua...surge pela mão dos surfistas Californianos... inicialmente foi criado para “divertir e entreter” nos dias em que o mar não era propicio para surfar.

Surge pela primeira vez no inicio da década de 60...as pranchas “iniciais” tinham muitas parecenças com as de Surf, embora mais pequenas e com rodas, tal como quase todos os aspectos ligados com a" execução técnica"... eram bastante comuns aos do Surf.

Na "pré-história" da modalidade era chamado de "sidewalk surfing"....daí a industria planetária que é hoje... passaram somente uns 50 anos.

O “Sk8” nos seus primórdios foi criado e desenvolvido por e para surfistas...actualmente gera biliões de euros em todo mundo, só em pranchas, rodas, calçado, roupa, capacetes, protecções, video-jogos, eventos e transmissões televisivas.

Um "movimento contra cultura", que nos seus primórdios era considerado um desporto algo associado ao crime e ao vandalismo...actualmente foi completamente absorvido pela "cultura hegemónica" e é considerado um desporto radical como qualquer outro.

Por isso o slogan: "Skatebording it´s not a crime"... possivelmente já não tem grande razão de existir...a não ser nos livros de história do "Sk8"...e em algum merchandising com inspiração no passado da modalidade.

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

PróActivos ...um Projecto Exemplar!



Recentemente o IPB criou um “ programa de actividade física “ para Crianças com excesso de peso, programa este que é baseado num estudo recentemente efectuado pelo departamento de Ciências do Desporto da ESE-IPB, onde se conclui que 30% das crianças do distrito de Bragança são obesas.

Este programa consiste basicamente em permitir que as crianças obesas ou pré-obesas da cidade e arredores de Cidade de Bragança, possam realizar actividade física regular e que em simultâneo possam ser acompanhadas por técnicos especializados no âmbito das Ciências do Desporto e também da área da Saúde.
Sendo que o objectivo principal deste programa é o de contribuir activamente para a melhoria dos estilos de vida das crianças Bragançanas.

O Programa desenrolar-se-á todos os dias da semana nas instalações desportivas da ESE-IPB sob a super visão do Dept. de Ciências do Desporto e Educação Física do IPB.
O melhor de tudo é que o programa é totalmente gratuito.

Caso para dizer…”IPB Cares”