segunda-feira, 19 de março de 2007

O Treino Infanto-Juvenil…e a precocidade dos resultados.



Treinar crianças e jovens têm tanto ou mais de difícil do que treinar adultos.

È óbvio que é difícil treinar adultos, pois o nível de exigência é extremamente elevado e os resultados desportivos imediatos é que ditam se o treinador é uma besta ou é bestial.

Tende a existir sempre pressão por parte das massas associativas e da imprensa quando se treina uma organização desportiva topo.
Mas o treino de jovens é também ele muito exigente, não só porque existe a pressão dos resultados por parte dos pais e dirigentes, pressão essa só prejudica os intervenientes no processo de formação desportiva, como acaba por prejudicar o jovem atleta comprometendo assim o seu futuro.

Alguns treinadores são “obrigados” a errar em favor do resultado desportivo, mas o resultado desportivo não é tudo, com jovens é mais importante a forma como esse resultado é obtido, cargas de treino elevadas são aplicadas em jovens sem nenhum respeito pela sua maturação biológica comprometendo desta forma a sua progressão como atletas.

O que no curto prazo pode até parecer um êxito desportivo, pode no longo prazo vir a ser revelado como um falhanço metodológico, que comprometeu a carreira desportiva de um jovem desportista com talento.
A progressão dos jovens atletas é muitas vezes limitada por treinadores que através de cargas de treino desajustadas, visam atingir objectivos imediatos, o que compromete o desenvolvimento harmonioso e a longo prazo do atleta.

O treino dos jovens deve ser estruturado segundo princípios científicos, deve ser pensado e organizado tendo em vista o rendimento a longo prazo e nunca no imediato.

A carga de treino deve ser adaptada a idade biológica da criança e deve estar sempre em sintonia com as ditas fases de treinabilidade do jovem atleta.

O treino nos jovens deve visar mais a vertente qualitativa – técnica do que a vertente física, embora estas sejam interligadas.

A técnica é tudo no jovem atleta, se a criança tiver adquirido um nível técnico extremamente elevado, o resto irá surgir por acréscimo, pois a vertente física é a mais fácil de treinar nas idades propicias para o seu desenvolvimento, caso a criança tenha potencial, existem sempre aqueles que são limitados por variadas razões quer de ordem física que de ordem genética.

A especialização precoce é um problema no desporto português, nós temos muitos campeões de 12/13 e muitos frustrados de 22/23, é necessário ter calma e não querer tudo no imediato, queimar etapas na formação não é a melhor forma de gerar um campeão.

sexta-feira, 16 de março de 2007

Dois Blocos..um Mundo...a "Guerra-Fria" voltou!?




Falar da “guerra-fria” é falar de uma guerra silenciosa, mas que faz muito barulho, que toda a gente sabe que existe, mas que se evita expor…porque é secreta…apesar de toda a gente a ver diariamente, todos os dias e até por vezes 7 dias por semana, quase ninguém a conhece…

No desporto essa guerra-fria existe…e cada vez mais ela é evidente pois os dois blocos estão cada vez mais a destacar-se….sendo estes dois blocos as duas maiores marcas desportivas da actualidade.

Existem múltiplas marcas desportivas mas duas destas são verdadeiras super-potências…economicamente poderosas e apetrechadas com o melhor "armamento" do mundo (sub entenda-se atletas, clubes, federações e ligas mundiais).

Pois é as duas super-potências crescem cada vez mais economicamente e isso faz com que a corrida ao armamento (atletas, clubes, ligas e federações mundiais) esteja mais feroz do que nunca.

Quem detiver os direitos legais sobre os melhores atletas, melhores clubes, ligas e federações vai estar na frente no que diz respeito a venda de material desportivo.

Antigamente na "velha guerra-fria" a ideia era aniquilar pessoas, actualmente na "nova guerra-fria" a ideia é vender o mais possível ás pessoas e a um maior número de pessoas/clientes.

Será que é por acaso que 70 ou 80% dos clubes mais representativos de determinadas ligas são patrocinados por estas duas marcas desportivas? Na minha humilde opinião ..é claro que NÃO!!

Vamos então ver exemplos práticos?!

Portugal: FPF – Nike, Liga - Adidas, SLB – Adidas, FCP – Nike.

Espanha: RFEF – Adidas,Liga - Nike, BFC – Nike, RMFC – Adidas.

Inglaterra: FA – Umbro, Liga - Nike, MUFC – Nike, AFC – Nike, CFC – Adiadas, LFC – Adidas

Itália: FIGC – Puma, Liga - Nike, Inter – Nike, ACM – Adidas, JFC – Nike

Alemanha: DFB – Adidas, Liga -Nike, FCB – Adidas, BVB – Nike, SV WB - Kappa

Holanda: KNVB – Nike,Liga - Nike, PSV – Nike, AJAX – Adidas

França: FFF – Adidas, Liga - Adidas, OL – Umbro, OM – Adidas, PSG – Nike, ASM – Puma

Brasil: CBF – Nike

Usa: USS – Nike, Liga – Adidas, LAG – Adidas,

A conclusão parece óbvia, a grande maioria dos Clubes e Federações são Patrocinadas pela NIKE e pela ADIDAS…existem alguns clubes, ligas e federações que fogem a esta “regra” mas é uma minoria no mundo.

O problema torna-se ainda maior quando quem decide contratar ou convocar jogadores para os clubes e as selecções deixam de ser os treinadores e passam a ser as Marcas a fazer essas decisões….veja-se o caso da CBF no Brasil, do Real Madrid do David Beckahm e recentemente dos LA Galaxy.

Coincidência ou não, as marcas estão lá e aparentam ter peso nas decisões que deviam ser desportivas.
Parece obvio que quem paga biliões tem direito a exigir qualquer coisa…


segunda-feira, 12 de março de 2007

A Evolução Ciêntifica, Técnica e Táctica do Desporto



Existem pessoas que insistem em comparar os atletas da actualidade com os do passado…dizendo este ou aquele é o melhor de todos os tempos…isso é um erro muito grande…

Por exemplo: O Eusébio foi e é um grande Sr. merece todo o respeito por tudo o que conseguiu e fez no desporto..mas comparar o Eusébio, que foi um super atleta do seu tempo a outro super atleta da actualidade é injusto para ambos. Pois a mudança foi a única constate que se manteve desde os tempos áureos do Eusébio até aos dias de hoje.

O “treinar” da actualidade nada tem em comum com o treinar dos anos 50, 60 e 70….se continuássemos a fazer as coisas recorrendo as mesmas metodologias possivelmente os recordes não cairiam tão frequentemente.

Comparar jogadores ou outros atletas de épocas muito diferentes é uma injustiça tremenda para as pessoas em causa…e podemos até considerar que quem faz isso é praticamente desconhecedor de tudo que ao treino diz respeito.

Quando era pequeno vi um grande jogador de Basquetebol do passado dizer: “no meu tempo aquilo que eu fazia era chamado de show-time..e era muito avançado para a época em questão…mas a verdade é que aquilo que eu fazia nos anos 60…qualquer miúdo de 12 anos o faz hoje em dia…”
Esta frase do “Sr. Basquetebol – BOB COUSY #14 “ diz tudo…é incomparável um jogador ou um atleta do passado com um da actualidade…o treino…a evolução técnica e táctica foi a única constante desde o passado até a actualidade…tudo isto fruto da evolução cientifica e por consequência na forma de pensar e desenvolver os mais variados aspectos do treino desportivo.


quarta-feira, 7 de março de 2007

QUANDO A FILOSOFIA CHEGA AO FUTEBOL…



Toda a gente sabe, ou devia saber, que o Futebol sempre foi um Desporto que viveu isolado durante anos e anos de qualquer sistema legal e organizacional devidamente estruturado e orientado.

Quase todas as organizações que fazem parte do fenómeno desportivo que tem como área principal de actividade o Futebol, vivem e algumas continuam a viver, a margem do que podemos considerar uma estrutura organizacional racional, orientada por critérios e princípios fundamentados nas diversas áreas do saber, como: a Gestão, as Ciências do Desporto, o Direito e a Economia….entre outras.

Vocês devem-se estar a questionar sobre o porquê deste facto?

A resposta é bastante simples e obvia…90% das pessoas que integravam organizações desportivas do passado e algumas ainda integram algumas do presente, não tem o “know-how” para desenvolver as organizações de forma a utilizar o conhecimento técnico/cientifico em favor dessas mesmas organizações, de forma a que as organizações sejam eficientes, organizadas, socialmente aceites e tenham um conjunto de argumentos que permita que estas sobrevivam por si só, gerando as suas próprias receitas.

O problema do Futebol são as próprias pessoas do futebol.
Falta de conhecimentos, falta de racionalidade, falta de ética são apenas algumas das lacunas que as pessoas do Futebol apresentam…claro que também existe gente muito inteligente no Futebol quer no presente quer no passado, mas esses sempre foram uma pequena percentagem.

O panorama internacional e nacional tem vindo a mudar, principalmente na ultima década, a principal razão, no meu ponto de vista, está relacionada com a sobrevivência organizacional, ou as organizações se adaptam a mudança social, á realidade ou então a sua extinção esta para breve…

A chegada de alguns “cérebros” ao Futebol tem gerado, como sempre gerou, discussões entre os partidários da “old school” e a nova vaga de Técnicos altamente qualificada que vem do ensino superior, a famosa “new school”.

A mítica “battle” de gerações tem por vezes picos de intensidade…principalmente porque muitos dos membros da velha guarda (odl school) tem sido encostados por falta de capacidade para atingir os objectivos traçados…se é que os traçam..lol

A chegada de novos técnicos dotados de “know-how” traz sempre novas palavras novos discursos, conceitos linguísticos próprios do meio em questão…trocando por miúdos linguagem técnica.

Até aqui tudo normal, o que não é normal, e a na minha opinião chega mesmo a ser RIDÍCULO…é que essa linguagem técnica seja adoptada por outros técnicos menos bem formados, média e adeptos menos capazes de processar informação…lol
Depois cai-se no ridículo…

Um dos termos que tem vindo a aumentar gradualmente a sua utilização na linguagem futebolística é o termo Filosofia…
Filosofia do treinador, de jogo, do clube etc.…são termos que se tão a tornar corriqueiros…pena é que muitas das pessoas que vivem do e para o futebol, nunca se tenham sentado numa cadeira numa aula de Filosofia…mas isso é só um pequeno grande pormenor.

O conceito “Filosofia de jogo” é um conceito importado…antigamente os treinadores de Futebol em Portugal nem o utilizavam, apesar de se estarem a referir á mesma coisa (era utilizado mais vulgarmente o conceito de Concepção de Jogo)…é um conceito que provem dos jogos desportivos colectivos norte-americanos…e basicamente quer dizer que é o entendimento que o treinador tem do jogo…a forma como o entende e define um conjunto de princípios que suportam a sua forma de Jogar, esta concepção do jogo é que é a MÍTICA FILOSOFIA, a “imagem de marca” de cada treinador…

Este aspecto permite distinguir uns treinadores dos outros, a forma de uma equipa jogar…a forma única como cada equipa interpreta os princípios definidos pelo seu treinador…não existem duas filosofias iguais porque não existem dois treinadores iguais…

A Filosofia de jogo é a concepção de jogo que cada treinador vai formando ao longo do seu percurso, sempre em desenvolvimento, em constante adaptação e que vai ficando consolidada com o passar dos anos.

segunda-feira, 5 de março de 2007

Micheal “Air” Jordan & Ronaldinho


Foi bonito de ver o encontro de dois dos maiores “craques da bola”, um, um Sr. com um estatuto na historia do desporto moderno sem igual, o outro um miúdo com capacidades técnicas invulgares que já fizeram dele várias vezes o melhor dos melhores.

Foi interessante constatar que o miúdo disse ao Sr. que, ele, sua alteza real, era o seu grande Herói….outros já o fizeram anteriormente…Henry e Cissé…mas nunca o expondo da mesma forma.

A humildade de Ronaldinho foi tanta que a cara dele parecia a de um miúdo a olhar para uma montra de chupa-chupas…mas eu considero essa humildade bonita, pois o estatuto que MJ obteve no desporto possivelmente nunca será igualado…sem duvida o famoso 23 é um ícone do século XX e um dos poucos “Deuses do Olimpo” vivos.

O Ronaldinho é da minha idade por isso assistiu a tudo que o Micheal Jordan conseguiu no desporto e tal como o próprio Michael Jordan disse: “no meu tempo ninguém pagava 100 milhões a um miúdo de 21 anos por 1 temporada”, no seu tempo o estatuto adquira-se triunfando jogo a jogo, não se fazia spots publicitários se não se fosse um grande mas mesmo grande atleta e não se tinha sapatos personalizados e merchandising se não se fosse um atleta de destaque no mundo.

Hoje qualquer miúdo tem estatuto de super estrela e nem um astróide é…por isso é que muitos se transformam em estrelas decadentes depois de apanharem todos aqueles milhões na conta e todo aquele pseudo estatuto de estrelas que os meios de comunicação social lhe atribuem, depois ficam admirados por eles andarem com armas, droga e álcool…

O MJ foi um atleta que influenciou estilos de vida, atitudes e formas de estar dentro e fora dos campos de jogo por esse mundo fora. Não me parece que seja por nada que o Ronaldinho admitiu que a sua forma de jogar provem directamente da forma de jogar do MJ…eu consigo desvendar certas atitudes nele que o MJ e outros tinham no campo basquetebol…os “no look pass”…”passes de costas” …”blind pass” e “head fakes” vem directamente do Basquetebol…e a verdade é que o Ronaldinho faz o trasfer desses e de outros gestos usados pelos MJ’s ( magic & jordan) para o Futebol…nada demais apenas “aliteração motora”.

domingo, 4 de março de 2007

Só um leigo pode dizer k ser treinador é fácil…


O desporto em geral e o espectáculo desportivo em particular, atingiram na actualidade uma dimensão social tão grande que me leva a pensar k possivelmente será o fenómeno social do corrente século de maior impacto. Uma linguagem universal só batida possivelmente pelo sexo, mas este é uma necessidade quase básica…

O desporto é um tema tão explorado pelos media nos dias de hoje, que qualquer leigo que lê o diário desportivo acha que é uma autoridade em matéria desportiva.
Isso da asas para k esses mesmos leitores dos jornais se lancem em discursos públicos tão secantes, tão lerdos e tão pouco científicos que por vezes me da vontade de comprar uma arma na clandestinidade e cometer uma desgraça.

É incrível como seres humanos que tem como actividade física preferencial o desfolhar do jornal criam uma filosofia própria, com princípios de jogo e tudo, capazes de dialogar de igual para igual com os melhores treinadores da actualidade… e quem sabe até lhe dar uns conselhos técnicos…bem k moral…k autoconfiança…sinceramente eu admiro estes pseudo-autodidactas…depois dizem k Portugal é um país de desmoralizados…eu não concordo.

Pois é, os “consultores técnicos” dão palestras preferencialmente nos cafés, bares e restaurantes deste Portugal…normalmente acompanhados pela sua “bebida desidratante” e alguns recursos tecnológicos como a Tv. do estabelecimento comercial e o programa desportivo por cabo.

Uma das frases mais hilariantes que ouvi…foi: aquele é algum treinador…o que ele faz é fácil…eu fazia melhor….o mourinho..oh..esse é um professorezito de educação física…ser treinador e fácil, custa alguma coisa fazer um onze…quando se tem estes jogadores.

Pois é algumas pessoas pensam k ser treinador é muito fácil….eu digo k é muito difícil…é uma profissão altamente desgastante e onde se exige um desempenho muito bom…e um empenho 24/7 como dizem os americanos.

Não é para todos é apenas para os mais capazes os incapazes normalmente duram pouco tempo…principalmente no alto rendimento.